quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fases pré - transplante de medula óssea

Vou começar a falar sobre as fases que antecedem o transplante, no caso do Tadeu essa fase foi demorada e agora como sabem foi também adiada e houve alguns problemas durante o percurso. Vocês já sabem que por causa do herpes zoster, tanto a primeira consulta com a médica do transplante, quanto a internação para implantação do cateter foram adiadas diversas vezes, mas esses dias chegaram e agora começo então a falar sobre o que é preciso fazer antes de transplantar a medula.

[TMO - fase 1]

Exames:
O paciente que foi indicado pelo seu médico ao transplante será previamente avaliado pela equipe de transplante, que irá confirmar o diagnóstico do paciente, os problemas (se houver) secundários a doença de base e posteriormente será necessário fazer exames clínicos e exames gerais.
Os exames que o Tadeu fez que mal consigo listar foram todos os exames possíveis de sangue.
Fez uma angiotomografia do tórax e da cervical, raio-x de tórax e eletrocardiograma.

É necessário também realizar uma biópsia, como o Tadeu fez o exame dias antes que antecederam a consulta, não foi feito o pedido.
A biópsia de medula nesta fase do tratamento é para confirmar ausência de células malignas ou constatar a sua presença. Para o nosso alívio foi constatado ausência de infiltração linfomatosa na medula do Tadeu, o que levou a continuar com indicação ao TMO autólogo.

E para dar inicio ao tratamento, é necessário a implantação de um cateter, que falo sobre isso no próximo post.

Fontes consultadas:
Manual do Paciente
Informações que obtenho através do acompanhamento hospitalar.

4 comentários:

  1. Estou vendo no seu recadinho que hoje é o dia do seu aniversário .Parabéns minha querida, que Deus cubra de bençãos você e o seu amor, que o seu presente DIVINO seja o sucesso no transplante dele ok? muitos anos de vida, saúde e paz!!

    Vá mais tarde ,depois das 14:00 h. ao meu blogger e pegue um selinho que estará lá para você ok?você muito o merece!!bjos

    ResponderExcluir
  2. Bruna, vcs estão a caminho... só mais um pouco de paciencia e coragem. Abraços apertados :)

    ResponderExcluir