sexta-feira, 11 de setembro de 2009

. agora vamos as novidades... umas boas, outras nem tanto .

. como já havia dito aqui, a internação do Tadeu havia sido adiada para uma nova avaliação do herpes zoster, que ele teve depois do última quimioterapia, o médico então avaliou na sexta passada, na última terça e hoje. Agora vamos por partes.

Herpes Zoster:

. é uma virose decorrente da reativação do vírus da varicela (catapora), conhecido popularmente como cobrão ou cobreiro, a incidência é maior em pacientes imunodeprimidos, ou em quem nunca teve catapora.

. no caso do Tadeu, ele estava com os linfócitos abaixo do valor considerado normal e tem uma predisposição a desenvolver o zoster. os sintomas que ele apresentou foram dores nevrálgicas (nos nervos) bem intensas, depois de 4 dias começou a ter uma leve ardência no braço, posteriormente começou a aparecer manchas vermelhas e por cima pequenas bolhas.

. na primeira vez que isso aconteceu, o diagnóstico foi feito um dia depois dos sintomas e ele começou a ser medicado com aciclovir no mesmo dia. Dessa vez, o diagnóstico aconteceu no quarto dia e a medicação começou a ser administrada no sexto.

. entre o quarto e sexto dia, havia a primeira consulta do transplante que foi adiada devido ao zoster, o Tadeu não podia permanecer em um local com os demais pacientes que estavam imunodeprimidos, alguns recém transplantados, inclusive. Transmitir o zoster para todos eles, não da né? Por conta disso, a cada semana essa consulta estava sendo adiada, até as bolhas realmente secarem, nada podia ser feito, infelizmente levou 31 dias para o herpes desaparecer, contando a partir da data do diagnóstico. Nesse tempo esperando o zoster desaparecer de vez aconteceu uma coisa muito chata...

Crescimento do Linfoma:

. o Dr. Marcelo havia nos dito que o linfoma levaria em média uns 25 dias para crescer novamente, por isso o Tadeu teria que ir o mais rápido possível para o transplante, mas como antes relatado, não foi isso que aconteceu.

. semana passada o Tadeu estava tossindo, com uma falta de ar ao esforço mínimo e com coceira, suspeitamos então que o linfoma estava crescendo, isso era esperado de fato, mas não queríamos que isso acontecesse e queríamos menos ainda ver o que estava diante dos olhos: os sintomas reaparecendo. foi complicado olhar pro Tadeu e responder pra ele o que eu achava que era, mas não omito nada do que eu penso a ele, enfim.

. decidimos então marcar uma consulta com o Dr. Marcelo, que então pediu um raio-x do tórax, como ele disse o ideal seria uma tomografia, mas não daria tempo de esperar um laudo ficar pronto e a necessidade do momento era apenas ver a dimensão do linfoma entre um raio-x comparado com um outro, ambos com diferença de um mês.

. foi constatado então um crescimento, nada muito alarmante, mas ele está lá, em plena atividade.


Internação para implantação do catéter:

. depois desse tempo todo a internação do Tadeu, se não houver mudança de planos, espero que não haja, será no domingo às 8h da manhã para então fazer a cirurgia de implantação do catéter entre segunda e terça, e aí então começa a quimioterapia para logo em seguida mobilizar as células tronco hematopéticas.

. a quimioterapia e a mobilização das células ainda não tem data definida, mas será em breve, pois o tempo nesse caso não está a nosso favor, já se passaram mais de 35 dias sem quimioterapia, agora é correr...

... desabafo .


. confesso pra vocês que estou estressada, não por tudo o que aconteceu, mas pelo dia de hoje que foi um saco, o alívio de tudo é encontrar com o Dr. Marcelo que nos passa uma segurança sem igual, sempre com uma carta na manga, ele prescreveu pro Tadeu uma medicação que fazia parte do antigo protocolo quimioterápico, para inibir o metabolismo celular do linfoma, impedindo assim seu crescimento até o dia da internação. Esse medicamento é o prednisona e ele vai tomar em casa por via oral, beleza né? =D

. estou imensamente cansada, esgotada, meus bons pensamentos e sentimentos foram dar uma volta hoje, e ficaram comigo só os chatos e inoportunos, mas amanhã será um dia feliz.

. por hoje só, desculpa pela ausência esses dias...
=* beijo.

6 comentários:

  1. Ôh, amiga!!
    Quanta coisa ao mesmo tempo, já, agora!!
    Mande os bons pensamentos voltarem agorinha do passeio e vamos botar fé nessa nova fase do tratamento do Tadeu, que tenho certeza é definitiva.
    Dorme bem que amanhã tudo estará melhor.
    Fiquem com Deus.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bruninha...
    Deus está com vocês e tudo vai dar mto certo! Hoje é dia de premiação no top blog. Eu sou top 3 e, independente do número, seja ele 1,2 ou 3, no meu coração esse prêmio será dedicado a você. Por toda sua força e coragem. Um beijo carinhoso da Vanessa, redatora Blog da Saúde

    ResponderExcluir
  3. Minha flor Bruna, não sei de onde tiramos forças diante desse gigante. tem gente que não gosta de falar que é um gigante... se não é, é o que então?? Lutamos bravamente e qq coisa uma pequena mudança no hemograma, pronto tudo suspenso.
    Vou fazer uma baita oração pra vcs hoje à noite, momentos em que procuro a ajuda de Deus e, pedir a Ele mais força e coragem para vc e Tadeu. Mais um pouquinho de força, e assim mandamos o gigante para o Universo e, lá ele se transformará em algo do BEM!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!
    Sabes que eu imaginei que alguma coisa estava acontecendo de errado... o teu sumiço me transmitiu essa sensação. Bem, já sabes o que vou te falar: força, muita força!!! Permita-se sentir essa tristeza, cansaço, mas depois sacode a poeira e NÃO permita que estes sentimentos se apoderem de vc. O Tadeu certamente precisa muito da tua força, esperança e fortaleza.
    Confie em Deus, entregue TUDO a Ele. Vai dar tudo certo! Abraços
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Querida afilhada saiba que estou aqui rezando por vc e pelo Tadeu, sei que esta passando uma barra pesada, mas sei tambem da sua força, tenha fé que tudo se resolvera da melhor maneira.Não esqueça nesta hora que Deus esta abençoando vcs.

    Bjs.

    Nilza

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, essa tempestade passa, só não deixe de cuidar de vc tbém, controle esse stress.
    Eu sempre por aqui procurando as notícias e torcendo por vcs.
    Fica com Deus
    bjim

    ResponderExcluir