segunda-feira, 21 de setembro de 2009

. não temos ainda tantas novidades .

. Bom gente, nós não temos ainda informações definitivas sobre o Tadeu. Ele de fato está bem melhor, tanto física como emocionalmente, não está sentindo dores, nem falta de ar, nem sintomas do linfoma e nem efeitos colaterais da quimioterapia, exceto que hoje apareceu uma mucosite.


. Estamos esperando um médico vascular avaliá-lo devido ao problema do cateter, assim que essa avaliação for feita, teremos informações mais claras sobre tudo o que está acontecendo.


. E existe sim um derrame pleural, não é significativo, não está grande, mas se o linfoma responder a quimioterapia esse líquido pleural será reabsorvido pelo próprio organismo, como me explicou o plantonista e o Dr. Marcelo, portanto ainda não é necessária a drenagem.


. Depois de tanta coisa que aconteceu esses dias, pra completar temos que lidar com a estupidez de um médico que está cuidando do caso do Tadeu, não vou me prolongar nesse assunto e nem dar nome aos bois, mas ponta que partiu gente, quanta estupidez em uma pessoa só, além de quase não responder nenhuma pergunta e quando responde é de maneira estúpida, negou o derrame pleural do Tadeu quando na realidade já estava lá, não sei qual a intenção dele em relação a isso, se é nos preservar e não nos deixar preocupados com uma coisa que ainda não é pra se preocupar.


. Mas definitivamente, seja lá qual for o problema precisamos saber o que está acontecendo, senão quando isso se agravar (não que vá se agravar) o susto será maior, a preocupação será em dobro e iremos questionar o porquê de não terem nos falado isso antes...


. Uma enfermeira também me disse pra não perguntar certas coisas na frente do Tadeu quando perguntei a ela se existe derrame pleural assintomático, já que o Tadeu não apresentava sintoma algum. Como assim não perguntar na frente dele? Que absurdo isso, pra completar disse pra eu não dizer que estava com medo, ué de fato eu estava mesmo, e minha expressão não negava isso.


. É óbvio que eu não posso esboçar certas reações na frente dele em algumas vezes, mas gente, eu não sou uma máquina, sou um ser humano como qualquer outro que sente e demonstra o que sente, na maioria das vezes não da pra eu chorar na frente do Tadeu, e não tenho feito isso mesmo, tenho tentado ficar calma diante de tanta coisa...


. Mas quem ela pensa que é pra dizer pra eu não perguntar coisas na frente dele? Sendo que ele próprio estava com as mesmas dúvidas que eu? Ele sempre teve uma boa reação com todas as notícias, não sei o que fez essa enfermeira pensar que agora isso seria diferente, eu acho apenas que ela tem que cuidar do trabalho dela e nós cuidamos das nossas emoções e quando não pudermos fazer isso, bom, acho que existe psicólogo.


. O Tadeu mesmo ficou ‘encanado’ depois achando que eu não ia contar mais nada pra ele, é soda...


. Definitivamente sentimos falta do Dr. Marcelo, agora o Tadeu está com a equipe do TMO e sentimos falta da clareza nas informações. Não importa se a notícia era boa ou era ruim, ele nos contava e explicava as complicações que poderiam surgir, mas nos explicava as soluções também. Acho que tem que ser assim mesmo, tem que falar tudo, mesmo que alguma coisa não vá acontecer, mas se existe a possibilidade de acontecer, se ficarmos sabendo será mais fácil a aceitação do problema e estaremos preparados pra lidar com ele.


. Esse foi um desabafo que eu estava mesmo precisando fazer, sei que existem opiniões opostas a minha e respeito isso. Mas enfim... disse que não ia me prolongar no assunto, mas acabei me estendendo um pouco, mas precisava por isso pra fora...


=* beijo pessoas queridas.

6 comentários:

  1. Sou da mesma opinião que a sua, tanto no seu lugar como no lugar dele eu gostaria de ficar sabendo de tudo. Eu entendo o lado deles pq tem mta gente q ficaria com o emocional mto abalado e isso poderia piorar o estado da pessoa, mas eu prefiro saber.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é então, existem pacientes que se contarem coisas pra eles, eles só vão piorar.

    O que eu admiro no Tadeu é justamente isso, independente da notícia ele reage bem, sempre reagiu bem, dai fiquei meio assim com essas coisas todas. Esse tipo de atitude da enfermeira nos faz questionar nossas atitudes, se estamos acertando mais do que errando.

    Mas foi a opinião dela, uma infeliz e intrometida opinião, mas fazer o que...

    Eu penso que é mais fácil lidar com um problema que a gente sabe que existe do que com um que a gente não sabe ou que descobre quando está realmente grave... enfim...

    Outra coisa, obrigado por você também ter me animado na sexta =D

    ResponderExcluir
  3. Pois é, não entendi a reação da tal enfermeira...se o Tadeu fosse um paciente medroso, até tudo bem, mas ele demosntra uma coragem impar...Tadinha, vai ver quem tá com problema é ela...rsrsrsr
    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Querida Bruna, vou te falar agora como paciente: Em alguns momentos, aqueles complicados, eu sinceramente prefiro que o leao ou a leoa que estiver me acompannhando não me conte. Vou explicar: A última vez que estive internada com suspeita de Gripe A, eu na verdade não sabia que havia essa suspeita, e nem sabia que estava em isolamento. Estava lá abobalhada, deitada na cama, quando meu marido e filha entraram no quarto e assim bem tranquilos disseram: Mami vc está com suspeita de Gripe A, vai passar algusn dias internada e isolada, e continuaram conversando e um enorme medo tomou conta de mim, pensei poxa as pessoas com relativa imunidade estão morrendo, o que será de mim. Chorei baixinho....POr que muitas vezes esse desgaste pode ser evitado, por que o emocional nosso conta muito na hora de medir uma pressão, colher hemograma, etc.. Acho que vc deve e pode chorar com Tadeu. Vcs agora são uma unica alma, não tem como vc esconder dele que está triste ou assustada, ele te conhece pela voz, pelo olhar, e vc com ele a mesma coisa. Meu marido qd estou diante de um grande mal estar e acho que não darei conta de supera-lo, ele apenas segura minha mão e diz: Vai passar tenha só um pouco mais de paciencia... isso me basta naquele momento, não precisamos de discurso, de pregação... apenas de um toque. E eses medicos insenciveis+enfermeiras inadequadas que vão para o parque fazer cocegas no suvaco de mico!
    Beijos meus queridos!

    ResponderExcluir
  5. Querida...
    Como te percebo... O meu irmão teve um médico assim desde o início até ao fim... Ele não falava, nós perguntavamos e ele não respondia! Era gozão e muitas vezes antipático! Mas era um óptimo profissional (dos melhores)! Compreendo que estejam em agonia querendo saber as coisas, mas nem sempre é possível... Nem sempre é bom saber! Tenham calma... Se eles não dizem é ou para não dar expectativas ou para não dar preocupações... Mas sempre que possas insiste! :)
    Quanto ao não chorares com o Tadeu... podes chorar, porque de facto é uma fase difícil, mas não faças desses momentos uma rotina! Chora hoje, mas amanhã sorri! E o Tadeu é super positivo e precisa de pessoas ao lado dele que lhe dê força e ânimo!
    Força minha gente... Eu estou do outro lado do oceano mas estou convosco!
    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Roo, eu sei que é difícil para o médico as vezes dizer algumas coisas, ele fica em uma posição difícil também, entendo isso perfeitamente.

    As vezes não é necessário dizer as coisas para o paciente, mas diga para o familiar. Eu mesma já ouvi coisas que o Tadeu não ouviu de imediato, demorei tempos pra comentar algumas coisas com ele, mas ele próprio vai atrás de saber todas as coisas e eu penso que enquanto ele estiver bem emocionalmente, ele deve mesmo saber as coisas, caso contrário é melhor poupá-lo.

    Eu mesma antigamente detestava saber de coisas relacionadas a doença, tive um caso na minha família que eu não queria saber de nada, mas depois que descobrimos o linfoma do Tadeu, vimos que a necessidade de termos certas informações é importante... mas a momentos e momentos pra isso.


    ___

    Mrs. Sea, obrigado pela força querida...
    Mas indepentende do médico ser ou não legal, o que importa de fato é a competência dele, mas é complicado ter que lidar com a antipatia...

    ResponderExcluir