segunda-feira, 28 de setembro de 2009

. durante os dias em que me ausentei do blog ... .

. ... aconteceram tantas coisas. Não sei exatamente por onde começar, talvez por onde eu parei...

Quarta-feira.

. Reimplantação do cateter. Como havia dito, foi necessário retirar o cateter que se chama permcath que estava na região do tórax. Inicialmente o motivo que levou a equipe médica a decidir pela retirada desse cateter foi pelo fato de a ponta interna estar dobrada (?), fiquei definitivamente confusa com isso. Mas depois que retiraram nos disseram que a massa do linfoma estava realmente grande, como eu já havia dito aqui que tinha crescido e tudo mais.

. No mesmo dia tentaram implantar no mesmo lugar, constatando que não era possível implantaram na veia femoral, localizada no ligamento inguinal. Pra ter uma noção exata de onde está localizado, fica entre a virilha e a coxa. Ele tem dois, um porth a cath do lado direito e agora um shiley do lado esquerdo.

. A alta inclusive, foi suspensa devido ao fato de ele estar no período neutropênico, ou seja, com a imunidade lá no dedão do pé.

. Esperei pelo Tadeu a tarde toda lá no hospital, pois ele fez a cirurgia no horário de visita, enfim, quando ele chegou e me falou que o cateter estava na região inguinal, eu fiquei completamente indignada. Contestei sempre que tive oportunidade sobre a implantação desse cateter com os médicos, disse que estava com receio, que talvez não daria certo, que ele tinha a veia cava e aorta comprimidas pelo linfoma, a angiotomografia comprovava o que eu estava dizendo, mas ninguém se quer deu qualquer credibilidade para o que eu estava falando...

. Eu tenho consciência de que a equipe do centro cirúrgico avaliou criteriosamente cada detalhe antes de implantar esse cateter, talvez eles tenham feito o procedimento numa região que na dada circunstância não era adequada com a melhor das intenções, com a intenção inclusive de evitar um fator a mais no risco de infecção se tivessem implantado na veia femoral. Mas isso é uma suposição minha, não sei quais foram de fato os critérios que eles usaram para implantar na região do tórax. Mas era muito óbvio que não daria certo, era quase um fato confirmado que não daria certo, e não deu mesmo, o Tadeu acabou indo pro centro cirúrgico a toa na primeira vez, enfim, me revoltei esse dia, eu estava extremamente cansada, no limite da minha exaustão, e ver o Tadeu ter que passar por isso duas vezes, me fez surtar, sai do hospital sem me despedir dele, simplesmente fui embora, estava com o Vitor e fui o caminho todo chorando de ódio, de raiva, de indignação, de sei lá mais o que...

Quinta-feira.

. Na quinta tudo se resolveu, fiquei calma, pedi desculpas pro Tadeu por ter ido embora e ele entendeu, disse que no meu lugar teria feito o mesmo. Sei que não queria sair do lado dele nunca mais naquele dia, queria ficar pra sempre lá, ele até brincou dizendo que os nossos braços podiam ser colados...

. Entramos no corredor da enfermaria e a enfermeira nos surpeendeu com a pergunta: o Dr. Já te disse que vai ter alta? Não sei explicar o que senti na hora, sei que chorei e ri ao mesmo tempo, abracei ele e não queria soltar nunca mais, nunca mesmo...

Sexta-feira.

. Havia uma consulta de retorno ao TMO pra definir os próximos passos. O Tadeu já havia começado a usar granulokine na quinta, e na sexta precisou de transfusão de hemácias.

Sábado.

. Dessa vez era transfusão de plaquetas, ele foi pra casa e teve febre de 38,5º C, liguei pra enfermeira e ela pediu para que ele voltasse, chegamos lá ela disse que poderia ser uma reação da transfusão, na realidade não havia necessidade de ter ido, mas já que ela pediu, fomos né... A noite ele teve febre novamente, 39,2º C, tomou dipirona nas duas vezes e ficou tudo bem.

Domingo.

. Pela manhã ele não teve febre, mas teve que tomar antibiótico devido a febre do dia anterior, a tarde quando voltamos ao hospital a febre começou com 37,7º C, começou com outro antibiótico, e desta vez nada tem a ver com plaquetas, possivelmente é neutropênia febril, já que até então as hemoculturas estão resultando em parcial negativo.

Segunda-feira.

. E hoje ele precisava transfundir hemácias, plaquetas e tomar antibiótico, duas vezes ao dia, de manhã e a tarde.

. É isso gente, agora até a data da coleta das células tronco ele terá que fazer hemograma todo dia. E está tudo bem, estamos bem empolgados com o TMO.

. Duas coisas que aconteceram também, disse aqui que o Tadeu estava com mucosite, inicialmente foi dito que era isso, mas depois uma equipe de infectologistas foram avaliá-lo e constataram que era candidíase. Perguntei ao médio o que era isso e ele me disse que era uma infecção por fungos, estava sem paciência com esse médico e acabei não me aprofundando no assunto, e ele não fez nenhuma orientação. Resultado: eu peguei a tal da candidiase, fui procurar na internet o que era isso e é sapinho. Como sou uma pessoa saudável não tive grandes problemas com isso, ao contrário do Tadeu, só na sexta-feira que o médico do TMO disse que não era recomendável darmos beijos. Enfim, o Tadeu ainda continua tomando o antifúngico fluconazol e para as lesões superficiais está tomando nistatina e eu tive apenas uma meia dúzia de aftas que já desapareceram...

. Na quarta-feira ele caiu no banheiro do hospital, o resultado foi um arranhão discreto na testa, já que bateu no vaso sanitário, o braço esquerdo inteiro e os dois joelhos com hematomas, por sorte nenhuma fratura, ainda bem.

. Aconteceu muita coisa mesmo nessa última semana, como já havia falado, tirei um tempo pra descansar, pra dormir, pra curtir o Tadeu, os amigos, enfim... Agora o animo está revigorado.

=* beijo.

9 comentários:

  1. Puxa, Bruna, isso foi uma verdadeira maratona, hein??
    Fico feliz que esteja dando tudo certo. Só peça ao Tadeu para tomar mais cuidado com os tombos, pois seria bem ruim se machucar agora.
    Dá uma olhadinha lá no meu blogo que tem presentinho prá vocês lá.
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Realmente foi uma maratona, quanta coisa aconteceu... estava aqui lendo e me identificando com vc em mtos pontos, como a gente tem que ter equilibrio nestes momentos de tensão, de exaustão, de "parece que eu vou explodir"... Temperança, paciência, esperança e fé são os nossos aliados nestes momentos.
    Continuo aqui torcendo por vcs, pelo Tadeu e sua recuperação. Um abraço e fiquem com Deus, tenham muita fé!!!
    Bjoss, Tati

    ResponderExcluir
  3. È Bruna minha flor... onde arrumar forças diante de tantas dores, sofrimentos e exaustão. Somente o Cara lá de cima, pode por sua santa mão e abençoar vc e Tadeu para que tenham no minimo uma chance de descanso. Aproveite os amigos, chocolates, tudo que te fizer feliz. Abraços apertados para os dois. :) O grupo de apoio Bendizer está a todo vapor!

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Vocês não me conhecem, mas eu conheci vocês dois, e a historia da luta de Tadeu (e sua), através de seu blog.
    Recebi nesta terça-feira (29/10), a suspeita de meu médico de que eu teria linfoma.
    Minha biópsia está marcada para dia 06/10, e, ainda que tenha muita esperança de que não seja a doença (quem não teria), pesquisei e encontrei aqui muitas informações, muito conforto, muito amor seu por seu namorado.
    Admiro muito a força de vocês, e, sinceramente, a história de Tadeu tem me dado esperança.
    Como tudo isso é difícil, né?
    Para mim está sendo, e sei que se confirmada, meus desafios nem sequer começaram....
    Me sinto muito mal, pois nunca havia pensado sobre isso: enquanto estamos saudáveis (ou pensamos que estamos), não damos valor.
    Ninguém acorda e pensa: obrigado, meu Deus, por não ter câncer... (eu, pelo menos, nunca pensei isso).
    E também nunca pensei em todas as pessoas, que, no momento em que eu estava bem, estão sofrendo com a doença.
    Porém, foi só o médico manifestar a suspeita, e marcar a biópsia, que aqui estou eu, triste e comovido, admirado e assustado, sensível e preocupado, e torcendo por mim e pelo Tadeu.
    Agradeço, de coração, todo seu esforço em escrever o blog, e compartilhar tudo isso, para mim foi muito importante ler e aprender tudo isso.
    Agradeço, também, o apoio e carinho que você dá a seu namorado, a força que ele precisa, e você está lá.
    Vi que ele manteve o bom humor e atitude positivas, e estou tentando fazer isso também, mas a incerteza, e a perspectiva da doença estão minando minha capacidade de fazer isso.
    Mas, ainda assim, acredito na superação.
    Torço por vocês, tanto quanto por mim, saibam disso. ; )
    obrigado e muita força, amor e energia positiva para vocês dois.

    Fernando

    ResponderExcluir
  5. Pois é cão...
    foi dificil mas conseguimos...células subindo, sem febre, com risos, abraços, amigos, e tudo mais que a vida tem de bom...

    Te amo por tudo cão...

    Beijaços

    ResponderExcluir
  6. Bruna... Tadeu, ando aqui torcendo por células, por tudo e para tudo dar certo. Beijos para os dois!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna
    Espero que esteja a correr tudo bem com o Tadeu.
    Vai dando noticias.
    jokas

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    acabei encontrando o seu blog através de uma pesquisa que fiz sobre linfoma.. A sua história mexeu muito comigo, na verdade, estou enxugando as lágrimas agora.. Eu passei exatamente pela mesma historia que esta passando.. Meu ex tinha LNH difuso de grandes celulas B. Tudo que vc passou/passa, eu passei.. Parece que passou um filme na minha cabeça..Hj ele esta em remissao..faz 3 meses na verdade.. Nao estamos mais juntos, mas por decisao dele.. Te add no msn, qdo der podemos conversar..bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi bruna..sou eu de novo..e o linfoma foi diagnosticado em Agosto de 2008 tb..
    bjs

    ResponderExcluir