quarta-feira, 15 de julho de 2009

. exame de sangue...transfusão de plaquetas .

. hoje o Tadeu tinha um exame de sangue - bioquímica – de rotina às 7h da manhã, havia prescrito colher hemograma também, feito isso, umas 9h era pra ele estar em casa, já que não precisaria esperar pelo resultado. Mas ontem à noite seu nariz começou a sangrar, eu imaginei que seria queda de plaquetas novamente, mas ele ficou bem apreensivo. Hoje pela manhã sangrou novamente e ele me acordou pra perguntar o que eu achava, novamente disse que poderia ser queda no número plaquetas, mas ele ficou na dúvida, já que havia transfundido na semana passada, e tinha saído do hospital com um número elevado de plaquetas. Já que seu estado geral de saúde estava excelente, a dúvida sobre o que estaria fazendo seu nariz sangrar ficou no ar, e ele um pouco nervoso. Mas eu tinha certeza de eram mesmo as plaquetas, enfim, ele foi pro hospital, seu pai o acompanhou hoje.

. ele colheu o sangue no Hospital das Clínicas e foi por A.R, lá no ICESP (esse trajeto é feito apenas atravessando a rua) pra saber o real motivo de seu nariz estar sangrando hora ou outra, e então o médico pediu para que ele esperasse o resultado, enquanto ficava tomando soro, devido não saberem o quanto de sangue ele havia perdido - foi uma coisa mínima, mas de extrema irritação – o resultado veio as 10h30/10h40.

- leucócitos: 4 mil/mm³
- neutrófilos: 3 mil/mm³
- plaquetas: 14 mil/mm³

. pronto, os médicos do A.R. só precisariam confirmar com os hematologistas se seria necessário transfundir ou não, foi confirmado que seria necessário, e que precisaria colher sangue para a tipagem, mesmo sabendo seu tipo sanguíneo – O+ - é sempre necessário esse procedimento, para garantir total segurança à saúde da pessoa transfundida. Enfim.

. liguei pra ele agora a pouco e ele disse que desde as 10h30 até agora não foi colhido a tipagem, o que o deixa bastante chateado, já que está lá desde as 7h, o mais chato de tudo, é que além de esperar para colher o exame, terá que esperar mais duas ou três horas o resultado para então poder transfundir. O lado bom disso tudo é que a transfusão de plaquetas é super rápida, gira em torno de 15 ou 20 minutos.

. mas o cansaço acaba deixando qualquer um mais estressado e chateado, enfim, o importante é que tudo é para o bem dele, isso soa meio conformismo demais com as situações que nos são impostas, mas é de fato, para o bem dele, a espera não é de todas, a pior coisa do mundo.

. te amo criança.
=* beijo na testa.

3 comentários:

  1. A vida é assim mesmo, acabamos sempre por estar à espera. Mas,continuo achando que não deveria ser em se tratando de nós pacientes oncológicos em que tempo é vida.
    Acabei por odiar esse ditado " Quem espera sempre alcansa"!

    Qdo eu fazia quimio em um dos intervalos das sessões eu sangrei as gengivas, mas as plaquetas estavam normais, daí não precisei de transfusão.

    Sorte a vcs!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que deus he abençoe meu novo amigo, Quem tem Deus do lado numca está sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma sobrinha com nove anos,que há uns dois anos descobriram que ela tinha plaquetas baixas. Devido as manchas roxas que apareciam com freqüência em seu corpo minha irmã levou-a ao médico.Passou um ano muito bem,mas fazem uns três meses começou com sangramentos as plaquetas sobem e descem.Neste momento ela esta hospitalizada a

    ResponderExcluir