quarta-feira, 14 de outubro de 2009

. voltei .

. sumi novamente, cansaço, estresse, desanimo me fizeram sumir, esses dias perdi a vontade até de olhar o blog... mas enfim voltei...

. Lembro de ter dito aqui que o Tadeu teve febres recorrentes e que poderia ser neutropênia febril já que as hemoculturas colhidas naqueles dias estavam resultando em parcial negativo. Isso foi o que me disseram. Quando um médico perguntou a enfermeira sobre o Tadeu, o que ele estava fazendo lá, que antibióticos ele estava tomando e porque, ela passou um relatório completo no meio do corredor, foi quando nós ouvimos que ele estava com uma infecção no cateter. Passamos a semana toda perguntado a mesma coisa que o médico, questionando o porque da febre, o porque de tanto antibiótico e substituições de um para outro e ouvimos assim no meio do corredor que havia uma infecção, dois tipos de bactérias causaram a infecção e uma já era sensível a um determinado antibiótico. Ficamos um pouco chateados com a pouca informação e até mesmo com a falta de uma certa formalidade pra nos passarem essas informações, mas é rotina do hospital e temos que tentar compreender...

. O mais legal de tudo é que um dia depois da alta do Tadeu o cateter já estava infectado, não era pra menos, fizeram a implantação no período de neutropênia né... E a cada dia a nossa irritação foi aumentando. Tivemos e temos ainda que descobrir o que acontece com o Tadeu de maneira informal, nunca diretamente com o médico e nunca com clareza e objetividade... bacana né?

. Sem contar que todo o procedimento que poderia ser feito em um tempo relativamente curto, como administrar um antibiótico ou uma transfusão de sangue e plaquetas que está sendo feita com muita freqüência, demora uma vida, sem exageros, o que poderia ser feito em duas ou três horas, é feito em cinco, seis e até mais, tudo por causa da mudança de hospital que estava sendo feita durante as duas últimas semanas, e agora a readaptação no novo hospital, enfim...

. Enfim, tirando todo esse transtorno, está acontecendo uma coisa chatinha, estávamos esperando os leucócitos do Tadeu estarem altos pra fazer a coleta das células tronco hematopoéticas, eles já ultrapassaram a marca de 16. 000. Mas não é apenas os leucócitos que tem que estarem altos, existe um marcador que se chama CD34 (que não foi explicado absolutamente nada sobre o que é isso) que precisa estar alto também, semana passada o número desse marcador estava em 2.6 e oscilou entre 2.6 e 2.0, é necessário que esteja em 10 para a coleta, mas no caso do Tadeu eles podem coletar acima de 7. A equipe vai continuar estimulando com granulokine até o máximo suportável de leucócitos, isso chega a casa dos 25.000, se esse marcador continuar baixo a coleta das células será feita em centro cirúrgico com anestesia geral, o procedimento é parecido com uma biópsia.

. Enfim, as informações são tão limitadas que andamos chateados, confesso pra vocês que nós estamos indo bem desanimados para o hospital todos os dias, cada minuto lá dentro é um martírio, o que salva... bom o que salva é que apesar de tudo nosso humor não está tão abalado um com o outro, quando temos que esperar pelo resultado dos exames, ficamos na praça na frente do hospital falando besteiras e rindo de qualquer coisa e voltamos mais ou menos no horário do reultado sair... os amigos que nos levam e não deixam a peteca cair, dão uma injeção de ânimo... apesar dos pesares não podemos desanimar, mas o humor e as emoções andam oscilando entre tantos choros e tantas risadas, mas estamos felizes um com o outro, as vezes parecemos duas crianças fazendo manhas e bom temos as enfermeiras antigas do hospital dia que estão mais próximas e nos dão colo, beijo, abraço...

. Queria pedir desculpas pelo sumiço, mas o cansaço reinou por aqui e acreditem, a única folga que tivemos do hospital foi domingo e hoje :D

* marilisa não esqueci do meu presente lá no seu blog não, muito obrigado aliás, logo logo posto aqui.

=* beijo.

6 comentários:

  1. Esse negócio de faltar informação tem hora que dá no saco né? Principalmente quando a pessoa que omite subestima a tua inteligência. ¬¬
    Bruna, você e o Tadeu são vermes insignificantes e idiotas, eu sei, mas não deixa a peteca cair não. Vamos pra cima. Onde ouver 1% de chance, 93842741293810203 de esforço. E no que depender do amigo aqui, o tadeu já está curado (bêbado, e fazendo sexo semvagem com 7 putas bagacentas do Lgo. de Pinheiros)

    ;)

    ResponderExcluir
  2. ahahaha... você é remelento assim mas até que é gente boa...

    Obrigadão por tudo cabeçudo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bru, querida, deixa essa peteca cair não 'pelamordeDeus'!!
    Sei que é um saco esse tais 'médicos' que tratam os acompanhantes como objetos de decoração do consultório, não dispensando mais que um olhar de desprezo muitas vezes e que tratam o paciente como uma ser ignóbil que jamais teria tanto tutano quanto eles para acompanhar sua ilimitada linha de raciocíonio à respeito do que acontece dentro dele mesmo. Mas estamos nas mãos deles. Não podemos simplesmente mandá-los às favas como gostaríamos muitas vezes. Infelizmente tiveram o azar de pegar médico sem M maiúsculo dessa vez, mas daqui há pouco aparece um gente boa, sangue bão, prá deletar esses que agora acompanham o Tadeu.
    Fica firme fortaleza!
    Sei que tu é uma baita de uma "faca na bota" como dizemos aqui no Rio Grande do Sul e que o Papai do Céu não poderia ter designado um anjo mais corajoso prá pajear o Tadeu nessa peleia.
    BJKAS pros dois.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém merece um tratamento desse com uma equipe médica dessa, mas mais importante que eles são vocês que nem conheço, mas que me me sinto ali na praça, passando horas junto, a espera de uma boa notícia!
    Um beijo no coração! Força!
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Sei muito bem o que é pedir informações e ou não responderem ou se respondem, respondem de forma a que não percebemos nada ou são muito vagos... O Dr. Motard era assim... e era muito complicado lidar com isso em conjunção com as nossas emoções e expectativas... Nesta situação só poderei dizer-vos o que sempre me disseram... tenham muita calma... se ficarem nervosos, ou tristes ou sem entuiasmo não vão ajudar em nada! Por isso, tenham fé e muita calma que tudo não vai passar de um pesadelo... apesar da minha ausência na escrita, costumo cá passar mas muitas vezes em silêncio... Desculpa!

    Bjins para vocês os dois e mantenham a postura que sempre tiveram até aqui...

    ResponderExcluir
  6. Bruna, não é muito difícil você encontrar relatos de pessoas que ficaram a ver navios diante da falta de informações sobre procedimentos médicos.
    Eu tenho a sensação de que a equipe médica esquece que as pessoas têm cérebro e que são capazes de entender. Há quem diga que é a famosa distância segura para evitar a aproximação emocional da equipe médica com o paciente/familia. Bom, seja como for, eu sei o que é estar na sua posição. Acompanhei meu namorado no TMO: etapa a etapa. E te digo: eu briguei com o médico na coleta de células-tronco kkkkkk Acredita que o desgraçado acusou meu namorado de estar negligenciando a administração do granulokine? Tudo porque tb demorou a subir as taxas para a coleta de células. Nesse dia eu mandei ele pastar na frente de todos no Hemocentro. Um belo idiota!

    Outra coisa.. em algum lugar vc disse que não sabe o que é CD34... se não me engano, são as células-tronco em si. Mas é bom pesquisar. Há tempos não leio sobre isso.

    Sou fã do seu blog.
    Você está fazendo o que eu devia ter feito na época.

    Bom..

    Escrever é a melhor forma de desabafar e a melhor forma de guardar esses momentos para um futuro bom que lhes aguarda.

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir