quarta-feira, 28 de outubro de 2009

. as notícias realmente não são boas... .

O Tadeu foi internado na quinta-feira, no Instituto do Câncer. Já fomos preparados emocionalmente para receber as notícias ruins, afinal, já que retrocedemos alguns passos no tratamento, é porque alguma coisa não estava indo bem. E não estava mesmo, fato. Mas não fomos desanimados, fomos com uma expectativa alta e bastante otimistas, pois sabíamos que existiam alternativas para essa nova fase do tratamento...

Antes de começar o novo protocolo de quimioterapia, o Tadeu precisou realizar uma tomografia para fazer reestadiamento da doença, para ver a sua ‘nova’ extensão. Até então sabíamos que o novo protocolo envolvia grandes riscos, mas isso sempre houve nos tratamentos anteriores, mas agora esses riscos são mais elevados, existe a possibilidade novamente de o linfoma não responder ao tratamento, de uma grave infecção, enfim...

Então na sexta ele fez a tomografia e o linfoma estava realmente grande, maior do que imaginávamos, todos os tumores estavam grandes, como nunca tinham estado, inclusive. O do mediastino, dos rins, pâncreas estavam maiores, muito maiores do que no diagnóstico. Foi um susto, e ficamos bastante frustrados com a extensão do linfoma, nunca pensamos que chegaria a esse ponto, tínhamos a noção de que ele estava grande, pois os sintomas estavam todos lá ‘cutucando’ o Tadeu...

E na sexta mesmo ele começou o novo protocolo, esse chama-se GIFOX - Gencitabina, Ifosfamida e Oxaliplatina. A infusão da Ifosfamida é feita em 24 horas, é uma droga tóxica para a bexiga por isso é infundida uma droga uroprotetora também em 24 horas, chama-se Mesna. É feita muita hidratação com soro para aumentar a diurese, mas o Tadeu também está em uso de remédios diuréticos e fazendo controle diário de hematúria, pois a toxidade da Ifosfamida pode causar sangramento urinário. Quanto as toxidades da quimioterapia estamos tranqüilos, a preocupação maior é a sua resposta contra o linfoma, estamos otimistas e esperamos que seja positiva. A quimioterapia teve duração de três dias, começou na sexta e terminou no domingo.

Depois de tudo isso... ainda constou na tomografia o derrame pleural. Derrame pleural é excesso de líquido na pleura*, portanto na sexta um cirurgião foi avaliar o Tadeu e extrair o líquido pleural através de uma punção (inserção de agulha), foi retirado 600 ml. Ele também precisou e continua com oxigênio, pois estava e ainda está com falta de ar, a saturação medida através de um oximêtro** chegou a ficar em 85%, sendo que o normal é 96% ou mais. Desde então ele tem feito exercícios respiratórios. Todos os dias a fisioterapeuta o avalia e pede exercícios para elevar a sua capacidade respiratória. E está tendo progressos a cada dia. Ontem a radiografia constou que ainda existe derrame pleural, se o linfoma responder a quimioterapia, esse líquido será reabsorvido pelo organismo, mas caso ainda não responda ele irá retirar esse líquido através de uma nova punção ou dreno.

O Tadeu apresentou na segunda um quadro de confusão mental, passou o dia todo confuso, falando algumas coisas sem sentido. Fez uma tomografia que constou algumas lesões, que segundo os médicos estavam mal definidas. Mesmo tendo melhora no quadro eles ainda estão investigando o que fez ele ter essa confusão. A princípio a suspeita é de uma infecção, ele ainda irá fazer um ecocardiograma*** para ver se essa infecção (se for infecção) não pode ter se iniciado no coração e por isso ter dado como sintoma a confusão mental. De qualquer forma já está sendo administrados antibióticos.

Apesar de tudo isso, não desanimamos e não ficamos tristes, é claro que é inevitável ficar chateado, ficamos inicialmente, mas foi momentâneo. Eu mesma estou me surpreendendo com o fato de estarmos reagindo bem a tudo isso, e está sendo ótimo porque acabamos ficando mais otimistas com tudo. E temos procurado bastante o suporte psicológico do ICESP, justamente pra não perdemos esse sentimento bom que estamos tendo diante de tantas notícias e acontecimentos ruins.

Aliás toda a equipe do hospital está sendo ótima, não temos do que reclamar sabe, todos nos tratam com muito carinho e respeito, a equipe médica é ótima, a equipe de enfermagem tem nos dado apoio em quase todos os aspectos, os psicólogos estão sempre presentes...
E o Dr. Marcelo, não sei nem o que dizer dele, tenho um carinho muito grande e especial por ele, gosto e o admiro muito... a conversa que ele teve com o Tadeu, comigo e os pais dele na quinta foi uma das mais sinceras, foi difícil também. Mas tudo o que havia pra ser dito, foi dito. Isso aumenta e muito a confiança que temos nele, pois sabemos que ele é verdadeiro e seguro no que fala e faz. Apesar de sabermos das possibilidades negativas do tratamento, ficamos muito mais otimistas com as possibilidades positivas, justamente por essa confiança que ele passa...

Enfim...

Obrigado a todos pelos parabéns, pelas surpresas, pelo carinho, por tudo... (L)
 =* beijo.


* A pleura é, portanto, uma membrana envoltória intra-torácica, em cujo interior há um espaço laminar (espaço pleural), também denominado de cavidade pleural. A cavidade pleural ou espaço pleural é ocupado por uma pequena quantidade de líquido para a lubrificação das pleuras denominado de líquido pleural. A função do líquido seroso que é segregado pela pleura é a lubrificação e facilitação dos movimentos dos pulmões durante a mecânica da ventilação pulmonar. (fonte: wikipédia)

** Oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. (fonte: wikipédia)

*** A ecocardiografia/ecocardiograma abrange os métodos de diagnóstico por imagem da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som. (fonte: wikipédia)



12 comentários:

  1. Não tem que desanimar mesmo Bru. Eu acho que por maior que seja o risco, existe a possibilidade de ele se livrar disso tudo, então bola pra frente.
    Acredito que se 1 em cada 1000 pacientes nesta condição realmente consiga cura, este alguém é o Tadeu, e que se nenhum conseguiu até hoje, pois então ele será o primeiro. A vontade que ele tem de viver e o quanto ele acredita na cura é o que faz a diferença. Sem falar é claro no exelentíssimo tratamento que ele recebe no ICESP (uma pena não ser assim no hc por exemplo).

    Enfim, quanto à confusão mental, relaxa, ele sempre foi assim.

    Beijo no... na bunda ;)

    ResponderExcluir
  2. Amiguinha querida!!
    Queria tanto estar perto de vocês para poder ajudar de alguma forma concreta, nem que fosse para poder dar um abraço e dizer que vai ficar tudo bem.
    A cada postagem minha admiração por ti e pelo Tadeu cresce um pouco mais. Por ti por seres esse anjo da guarda, doce, leal e FORTE. E pelo Tadeu que demostra a cada dia ser um grande guerreiro e faca na bota, que não larga a peleia. Se ele fosse gaúcho com certeza seria um maragato.
    Amiga, fica firme! Diga ao Tadeu por mim que vocês estão sempre em minhas orações e meu coração.
    Incrível essa coisa de blog, né? Passamos a amar pessoas que não conhecemos, mas que de uma hora prá outra entram em nossos corações e nos fazem alegres ou tristes dependendo de seus sentimentos.
    Amo vocês amiga, e desejo profundamente que tudo isso seja, em breve, superado.
    Tem presente prá ti lá no meu blog. Passa lá e pega, ok??

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Bruna,
    Fazia um tempinho q ñ passava por aqui... correriam, mas sempre lembro de vcs, querida. Sempre! Nestas minhas andanças com meu pai (q está fazendo quimio, ñ sei se vc lembra, e td está transcorrendo bem graças a Deus) lembro-me sempre das pessoas que estão passando por situações semelhantes a nossa. E minha amiga que vai fazer o TMO sempre pergunta "por aquela menina que é namorada de um rapaz que tem linfoma e fez um blog", rs rs.
    Vejo que os últimos acontecimentos ñ são bons, sei que ñ é fácil... entendo como se sente! Mas nunca perca a esperança e a fé, tudo isso vai passar um dia, creia! Vamos mentalizar o melhor para o Tadeu, transmitir energia boa e positiva. Um grande beijo e Feliz Aniver atrasado, flor. Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Vamos aguardar com otimismo os resultados desse novo protocolo. Continue assim, Bruna, serena e mentalize sempre apenas o melhor.
    Gostaria de colocar 1 link do seu blog no meu, e vice-versa mas não o faria sem a sua permissão. concorda? Se sim, por gentileza, me avise por aqui.Bjo e arriba!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha Bruna, eu não sei de onde tiramos forças nesses momentos, eu estou há dias sem postar no meu blog, pois estou resolvendo muitas coisas pessoais e tb do grupo de apoio, mas sempre entro no painel para ver se tem postagem sua. Acho que adotei vc e tadeu como meus filhos virtuais. Fico sempre esperando uma noticia. E as vezes ela vem assim meio diferente do que a gente quer. Seria tão bom se o que nosso coração desejasse e acontecesse. Vamos esperar a Luta de Tadeu pela vida, e claro que esta é a opção dele, e tb na mão de nosso Deus qq que seja o seu Deus e do Tadeu. Querida que vc seja abraçada carinhosamente mesmo que virtual por mim. Um beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Bruna, estou passando para deixar um abraço carregadinho de amor, esperaça e fé para vocês!
    Tenho um bendito dia!

    ResponderExcluir
  7. Não desanima....estamos juntos nessa luta...

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna
    Muitra força para vocês, nada de desanimar, a cura não é impossivel.
    jokas grandes tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. É isso ai levantar o ânimo e lutar. Estou rezando pelo Tadeu, e sempre vou colocar vcs dois nas minhas orações.
    Um abração

    Val

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que vocês continuem animados. Por experiência própria, isso faz toda a diferença! Recebam a minha prece, com muito carinho.

    ResponderExcluir
  11. Bruna, mais abraços carregadinhos de amor, luta, fè, e força! :) Gostei das palavras de Gatapininha
    "a cura não é impossivél", eu estou nesta fila... dos impossíveis e Tadeu tb!!!

    ResponderExcluir