segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Implantação do Cateter Venoso Central

[TMO – fase 2]

Para iniciar o tratamento é necessária a implantação de um cateter semi-implantado. Semi-implantado significa que parte do cateter fica na área externa ao local que foi implantado. Não é algo que seja agradável aos nossos olhos, mas com o tempo tanto o paciente, quanto o familiar se acostumam com o ‘choque’ inicial, pelo menos foi assim com o Tadeu e como todos ao seu redor.

Para a grande maioria dos pacientes, a implantação é feita na região anterior ao tórax e segue por uma veia calibrosa até o coração. O Tadeu chegou a implantar nessa região, mas por complicações  ditas aqui antes, não foi possível sua permanência e teve que ser retirado e reimplantado na região inguinal.

O cateter que ele implantou inicialmente chamava-se permcath e o segundo que permanece até agora é shiley. Enfim...

Por este cateter será realizada a infusão de quimioterapia para em seguida começar a mobilização das células-tronco... A infusão de medicações, transfusões de hemácias e plaquetas, que no caso do Tadeu foram feitas com muita freqüência, coleta de amostras de sangue para hemograma, bioquímica e hemocultura. Enfim, tudo será feito por este cateter durante o tratamento, portanto todos os cuidados têm que ser devidamente tomados para evitar infecções. O cateter é de curta permanência e o paciente ficará com ele o tempo que for necessário.

Fontes:
Manual do Paciente
Informações que obtenho através do acompanhamento hospitalar

Nenhum comentário:

Postar um comentário