sábado, 21 de março de 2009

Tsuru




Não tenho um extenso conhecimento sobre a lenda do ‘tsuru’, mas por ouvir dizer sobre o que é, me instigou a fazer este texto. Uma vez, depois de ligar pra um amigo – Vitor Fogassa – e dizer o diagnóstico do Tadeu a ele, ele da à idéia dias depois para fazermos ‘tsuru’, por falta de tempo juntos, pela correria dele com o trabalho e faculdade, e eu pra cima e pra baixo com o Tadeu no hospital, acabamos não fazendo, mas a proposta era fazer mil tusurus, que diz a lenda que esse pássaro japonês representa longevidade e saúde, e que se você conseguir fazer os mil pássaros em forma de origami (arte japonesa, para fazer dobraduras com papel), destinados a pessoa que você quer que tenha muita saúde, essa pessoa será curada.

Na ultima quimioterapia do Tadeu, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira, onde ele fez a sétima e oitava quimio, andando pelos corredores, vi que em quase todas as janelas de salas onde se fazem quimioterapias, havia pelo menos um tsuru, depois vejo um anúncio ao lado do elevador, convidando os pacientes e seus acompanhantes a aprenderem a fazer o origami, em um espaço reservado do hospital.

Agora a pouco estava no site da folha on-line, procurando qualquer informação sobre o hospital, e encontrei uma matéria falando sobre o trabalho terapêutico que o origami se tornou no Instituto do Câncer.

Achei muito bacana a iniciativa do hospital em relação a isso, além de distrair pacientes e familiares que aguardam na recepção o término das sessões de quimioterapia, ajuda a fortalecer a confiança de algo que parece ser o fim, a ser um novo começo, que acreditar que algo pode dar certo irá dar certo.



Nessa ultima quimioterapia, uma voluntária passou convidando os acompanhantes de pacientes com câncer a ir a uma aula de artesanato, iria demorar pelo menos mais cinco horas pra acabar a quimioterapia do Tadeu, então eu resolvi ir, logo conto o que foi que eu fiz e coloco as fotos que eu tirei lá =D


Veja a
 matéria na folha on-line e aprenda a fazer um tsuru.

3 comentários:

  1. É incrivel como um trabalho voluntário pode mudar as horas de quem está fazendo quimioterapia.Aprendi a fazer tsurus e origami modular com a minha voluntária particular: minha irmã querida.Não só tsurus, aprendi a costurar tbm!E ainda desenho..(tenho uma tirinha em que o principal personagem tem câncer).
    No hospital onde eu faço não tem esse tipo de iniciativa,mas com certeza vou tentar levar isso pra lá.Principalmente pq como eu, tem gente que fica uma semana lá.
    Vou prestar artes plásticas e tentar trabalhar com isso..! (:
    Segunda, quando eu internar, pode ter certeza que vou tentar fazer os mil tsurus, pensando no Tadeu e nas outras pessoas que estão passando por isso.

    Força,
    um abraço!

    ResponderExcluir
  2. não sabia da lenda ... mas, sei fazer este passarinho...
    vou fazer uns 10.ooo em nome de todos nós!!!!!!!!!!

    é muito gostoso fazer..........
    coloco eles em mobiles.............
    e gostoso observa-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom...vo aprender como faz primeiro néh...rsrs
    Daí agente faz em nome de todos as pessoas que vem com essa luta que será vencida com honra, e só ouviremos risos....pois todos estaremos bebemorando em breve...

    Mil beijos Bru...

    ResponderExcluir