quarta-feira, 11 de março de 2009

Primeira quimioterapia


A biopsia de medula óssea foi realizada no dia 25/09, umas 10 da manhã, no Hospital Dia que faz parte do complexo do Hospital das Clínicas em São Paulo, depois de feito o procedimento a enfermeira pediu pra que nós esperássemos o médico chegar. O hematologista que cuidaria do caso do Tadeu seria a partir de então, o Dr. Marcelo Bellesso, aliás um excelente médico.

Quando ele chegou, chamou o Tadeu, do caminho da recepção até sua sala parecia que o Tadeu tinha corrido uns 100 km. O Dr. Marcelo observou um extremo cansaço e nos disse que a respiração piorou em 48 horas...

Foi horrível ter que ouvir isso, depois de ter que ver o Tadeu dormindo sentando durante umas duas semanas, pois deitar era agonizante, mal podia respirar sentando, quem dirá deitado...
Ele examinou o Tadeu e disse que iria fazer uma quimioterapia de emergência e em seguida interná-lo.

Fiquei desesperada e chorando, ali, na frente dele, coisa que eu nunca quis fazer, mas emoção é uma coisa que a gente não controla.

O médico ia explicando os procedimentos, enquanto as enfermeiras preparavam a medicação.
Essa foi a primeira quimioterpia, seguia o protocolo COP citorredutor. O objetivo desta quimioterapia era reduzir a massa tumoral e aliviar alguns dos sintomas causados por ele, para posteriormente começar o tratamento efetivo.

Depois de ter feito a quimioterapia, seria internado, mas a notícia não era das melhores. Não havia leitos disponíveis na enfermaria naquela noite e ele teria que ficar no pronto socorro. O que nos fez ficar ainda mais assustados e preocupados, pois sabemos que no pronto-socorro não há nenhum conforto e nenhuma melhor acomodação para quem acompanha o paciente. Mas a apreensão naquele momento era como o Tadeu se acomodaria para dormir, já que não conseguia deitar devido a falta de ar causada pela massa tumoral.

Eu o pai dele fomos embora e a mãe dele o acompanhou, tivemos que pegar uma autorização para que ela ficasse no pronto-socorro, caso contrário ele ficaria sozinho.

Volto logo pra contar como foi a segunda internação.

=* beijo.

Um comentário:

  1. Muita força agora!Sei que a gente se desespera as vezes diante de uma situação, principalmente como esta,mas, vc precisa estar inteira pra ele, ser um apoio firme, alguém que ele possa olhar e dizer: Vai dar tudo certo, ela está aqui do meu lado.

    E vai dar tudo certo!Pode ter certeza.. (:

    ResponderExcluir