segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que o Tadeu não me ensinou...

Foram muitas as coisas que o Tadeu me ensinou durante os quatro anos que vivemos juntos, conseguiu me ensinar em quatro anos o que talvez eu não aprendesse em dez...

Ensinou-me que amar é mais do que uma conjugação verbal e que felicidade não é apenas um substantivo. Ensinou que a VIDA e MORTE são mais do que dois extremos... E que tempo não é apenas relógio ou calendário.

Ensinou-me que a vida é mais do que estar vivo, é saber viver a sua ampla complexidade e magnitude. A morte também é tão complexa quanto à vida, ambas na mesma proporção. Nós nunca entendemos o porquê de vida e o porquê de morte. E o meio disso, o meio disso foi o que eu vivi com o Tadeu, vivi um amor... Outra complexidade que jamais cheguei perto de decifrar, entender ou explicar. Nem o poeta talvez consiga desvendar o que é vida, amor e morte, talvez nem o dicionário.

Dentre tanta coisa que o Tadeu me ensinou e que eu poderia passar horas escrevendo sobre o assunto, ele não me ensinou uma coisa, talvez a mais importante neste momento da minha vida e que eu vou ter que aprender sozinha: Não me ensinou a viver sem ele. E eu não sei viver assim, eu não imaginei a minha vida sem a presença dele...

Ele me dizia que eu conseguia fazer tudo, mas e a viver sem ele, será que eu consigo?
Por enquanto acho cedo responder essa pergunta, eu não tenho uma resposta para mim e não tenho para quem me pergunta...

Ainda não me dei conta de que ele partiu, mas sinto uma falta imensa, uma saudade que não tem fim...

24 comentários:

  1. Um abraço carinhoso, pequena heroína.

    ...

    There's a hero, if you look inside your heart.
    Existe um herói, se você olhar dentro de seu coração.
    You don't have to be afraid of what you are.
    Não precisa ter medo do que você é
    There's an answer, if you reach into your soul,
    Existe uma resposta, se você procurar dentro de sua alma
    And the sorrow that you know will melt away.
    E a tristeza que você conhece irá desaparecer

    And then a hero comes along, with the strength to carry on,
    E então um herói surgirá, com a força para prosseguir
    And you cast your fears aside, and you know you can survive.
    E você deixará seus medos de lado, e sabe que pode sobreviver
    So when you feel like hope is gone,
    E quando sentir que sua esperança se foi
    Look inside you and be strong,
    Olhe dentro de si e seja forte
    And you'll finally see the truth, that a hero lives in you.
    E finalmente verá a verdade que existe um herói em você

    It's a long road, when you face the world alone.
    É um longo caminho, quando você encara o mundo sozinho
    No one reaches out a hand for you to hold.
    Ninguém estende uma mão para você segurar
    You can find love, if you search within yourself,
    Você pode encontrar o amor, se procurá-lo dentro de si mesmo
    And the emptiness you felt will disappear.
    E o vazio que sentia irá desaparecer

    Lord knows, dreams are hard to follow.
    Deus sabe, é difícil ir atrás dos sonhos
    But don't let anyone, tear them away- ay ay.
    Mas não deixe ninguém destruí-los

    Hold on, there will be tomorrow.
    Se mantenha firme, haverá um amanhã,
    In time, you'll find the way.
    No tempo certo você achará o caminho

    That a hero lives in... you
    Que existe um herói em você...
    That a hero lives in... you
    Que existe um herói em você...

    (Hero - Mariah Carey)

    ResponderExcluir
  2. Rezamos por você e pelo Tadeu em nosso Evangelho no Lar ontem.

    Sei exatamente o que você está sentindo.
    Posso dizer, por experiência própria, que o amor continua. Talvez seja a única coisa que vence a morte.

    Se eu disser que vai passar, estarei mentindo. Esse vazio vai ficar aí pra sempre. Mas tenha certeza que, daqui a algum tempo, vai parar de sangrar.

    Talvez seja uma ferida que nunca feche, mas o engraçado é que é uma ferida que a gente gosta de lembrar, porque essa dor que fica em forma de saudade vai sempre te fazer reviver coisas boas da pessoa fantástica que Deus te deu o privilégio de conviver e - que honra - te escolheu como mulher da vida dele.

    Ele, que te conhecia melhor do que ninguém, dizia que você podia fazer tudo. E você vai conseguir viver sim, garota!
    Mas você está errada numa coisa: você vai viver COM ele para sempre, porque ele sempre estará com você, no seu coração, em seus pensamentos.

    Até hoje, quando passo por momentos difíceis, ouço aquela voz no meu ouvido, dizendo o que eu sabia que ele diria. E nos momentos felizes, chego a senti-lo do meu lado. Vejo seu sorriso e seus olhos brilhantes.

    Hoje tenho minha filha, que é o maior presente que eu poderia receber. Quando ela nasceu, eu pensei: "A vida continua...". E fico orgulhosa de mim por não ter desistido de viver.

    Força, querida. Agüenta firme. Você consegue!
    Permita-se sofrer o seu luto, chorar a sua dor, porque isso te fará bem. Não se apresse, esse tempo é seu.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna!

    Há algum tempo acompanho o caso do Tadeu e minha estima por vocês foi crescendo a cada dia. Sempre estive na corrente pró Tadeu e sentia tristeza algumas vezes, me divertia outras vezes, pois o Tadeu sempre mostrou seu bom humor, ou amenizava seu psicológico e físico abalado com comparações às vezes até esdrúxulas, mas sempre positivas. Foi um ótimo exemplo como paciente, passando sua vivência quotidiana, dando informações pertinentes, divulgando suas pesquisas. Tanto no hospital, como pela internet, mídia e associações, o Tadeu levou esperança e força a outros que ainda se encontram na luta contra essa cruel doença. Muitos terão em sua cura uma grande participação do Tadeu. Aprendi muito com você, uma menina determinada e exemplo de acompanhante. Sua entrega, companheirismo total, vigor, interesse em conhecer o inimigo (a doença) para saber como lutar contra ele, sua dedicação incansável, suas atitudes com os profissionais de medicina, seu relacionamento com outros pacientes que viraram amizade verdadeira (virtual e real), enfim ... por tudo o que vi, senti veio uma grande admiração por você. Nos últimos dias sofri, chorei como se o Tadeu fosse alguém muito próximo a mim. Agora só peço a Deus que dê a você, aos familiares e demais pessoas que também sentem essa dor da perda, inclusive eu, que tenham paz, tranqüilidade. Bruna, que suas lágrimas se transformem em planos que serão realizados. Você é tão novinha, pode fazer muitos planos, pois terá tempo para concretizá-los. Que você reconstrua sua vida e seja muito feliz. Nesse seu post, você diz que nesses quatro anos o Tadeu só não a ensinou a viver sem ele. Menina, um professor nunca ensina tudo que sabe, pois nem ele sabe tudo. Isso você vai aprender com o tempo e quem sabe, lá de cima, de outra dimensão em que ele se encontra (agora sem dores, sem sofrimento, continuando a divertir a si e a outros), ele não estará velando seu sono e soprando no seu ouvido, lições de como viver feliz sem ele, da maneira que ele certamente quer que você viva. E um dia você acordará e perceberá que ele finalmente ensinou tudo. A tristeza vai diminuindo, a saudade vai sendo armazenada no seu coração e só ficará a boa lembrança (essa eterna), desses quatro anos que vocês viveram. Uma linda história de amor que só vocês dois viveram. Seja feliz, menina Bruna!!!

    ResponderExcluir
  4. Queria parafrasear a Flor que escreveu exatamente o que eu escreveria.
    Bruna querida, acredito que a maior dor e sofrimento a que um ser humano pode ser submentido é a que estás enfrentando, mas não duvide das palavras do Tadeu, que era um cara prá lá de esperto, tu podes qualquer coisa! Qualquer coisa, entendeu? Vai doer, vai sangrar, vai arder, vai dar raiva e desespero, mas eu te peço, por favor acredite, vai passar. Viva esse luto, não fuja dele. Tenha todas as crises de choro que tiver necessidade, grite, chute, extravase. Não guarde nada além da doce lembrança desses 4 anos que transformaram a menina Bruna numa mulher forte e corajosa que eu admiro tanto. Por favor, conte comigo para qualquer coisa, ok?
    Te adoro.
    Marilisa

    ResponderExcluir
  5. Queria Bruna, esse "vão" que as pessoas que amamos deixa em nossa vida, no nosso dia-a-dia, eu te confesso para mim é preciso de tempo... e como ele custa a passar nestes momentos delicados.

    Neste domingo fui a cerimonia de minha querida cuidadora de orquideas a Neide, e ela é budista, e pude entender um pouco melhor esta passagem na maneira da religião dela( eu nunca tinha ido a uma).

    Foi 0 49º dia após sua morte, é assim que eles entregam a Neide, pois agora ela é um ser iluminado assim como o Buda, depois da cerimonia é servido um almoço, com alegria pela passagem dela. E na saída recebemos um presente. Durante toda cerimonia foi passando fotos com nossos onco-almoços, onco-viagens uma alegria vê-la assim. Eu que ainda insistia em ve-la tão doente fisicamente foi um alivio. Ve-la com os cachorros, com as orquideas.

    A saudade é imensa, e sei vai demorar para passar, mas... eu vou treinando para que a saudade seja apenas branda e uma maneira de te-la para sempre em meu coração.

    Sabe Bruna, qd ela se foi... fiquei de luto, apesar de todas as pessoas em minha volta, repreender esse momento, mas eu precisava daquele luto, precisava chorar, e até perder peso de tristeza. Agora me sinto mais consolada e compreendida mas, não foi fácil ela era minha companheira de sonhos, o BENDIZER em deles.

    Conte sempre comigo! Vou precisar de vc lá no BENDIZER,claro que será qd vc puder e estiver pronta.
    Abraços apertados!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bru, realmente a vida é muito complexa, mais complexa do que a gente pode entender. Lidar com a vida, a morte, o vazio que uma deixa sobre a outra não é fácil. Mas acho que esse é o grande segredo da vida, viver, viver um dia de cada vez. Isso o Tadeu soube fazer como ninguém.
    Não sei se você já ouviu a música Tears in Heaven do Eric Clapton, acho que é uma das musicas mais bonitas que ele fez e fala justamente sobre essa complexidade, mas agora depois da morte. Se você puder baixe e ouça.E espero que um dia você e o Tadeu se encontrem, acho o amor de vocês sublime demais para ser algo só terreno. Ele é mais que isso.

    Se cuida, Bru! Beijão

    ResponderExcluir
  7. Pitty, a sua força é incrível, eu acompanhei timidamente essa relação linda, mas sei o quanto é grande, o amor é para além da vida.
    Ele te ajudou muito, ele sempre foi seu anjo e vai continuar sendo.
    Se você quiser conversar, se quiser sair, se quiser qualquer coisa pode contar comigo, me fale sem hesitar, to aqui pra você, de verdade.
    Um grande abraço flor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!! Passei para deixar o meu abraço e uma pequena mensagem:
    "NÃO DEIXE Q A SAUDADE SUFOQUE, Q A ROTINA ACOMODE, Q O MEDO TE IMPEÇA DE SEGUIR.
    O NADA NÃO ILUMINA, NÃO INSPIRA, NÃO AFLIGE E NEM ACALMA.APENAS AMPLIA O VAZIO Q TRAZ DENTRO DE TI.
    NÃO É Q A FÉ MOVA MONTANHAS, NEM Q TODAS AS ESTRELAS ESTEJAM AO ALCANCE PARA AS COISAS Q NÃO PODEM SER MUDADAS. RESTA- NOS SOMENTE PACIÊNCIA!!"
    E tenha muito, muito querida! A dor vai sendo amenizada com o tempo.Fique tranquila, Deus te enviará os guias de que precisar! Bj :*

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna, permita-me fazer um breve comentário sobre o que acabei de ler. É que tenho certeza que o Tadeu não te ensinou também uma outra coisa, e que vai te ajudar a seguir em frente... Ele nao te ensinou a desistir, pois ele foi um guerreiro, lutou até o fim sem desanimar e é isso que eu desejo pra você, ânimo!

    De: Adriano Quirino

    ResponderExcluir
  10. Bruna, acompanho a história de vocês a algum tempo, pelo blog e twitter. Sou amiga do Diego (tatuador) e foi ele que me apresentou sua história.
    Pouco posso falar sobre a perda, mas posso falar sobre o amor e o recomeçar.
    Deus sabe o que podemos suportar e nos coloca somente em situações que vamos conseguir superar. Acredite sempre em TUDO oq Tadeu te disse. SIM, vc consegue o que quiser, até mesmo porque ele SEMPRE estará ao seu lado, pode acreditar!!!
    Amigos, família e fé serão seus companheiros agora, e muitas pessoas que você não imagina podem te ajudar! É só ficar sempre de coração aberto!
    Chora mesmo, reza muito e tenha FÉ! Leve o tempo que precisar, mas que esse tempo não seja a vida toda, pois vc é nova, linda e tem muita coisa boa a fazer... somente por divulgar essa linda história de amor, e provando a todos que mesmo nos dias de hoje, os "tempos modernos" o amor existe, é verdadeiro e persiste!!!
    Beijos coração!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!
    Passei só prá dizer que tô com saudade dos seus posts e dos do Tadeu. Espero que não perca a vontade de escrever.
    Acho que o Tadeu, por tudo o que sempre passou prá todos nós, merece que nos unamos e criemos uma entidade com o nome dele prá que ele seja sempre lembrado e para podermos prestar alguma forma de ajuda aos portadores de linfoma. Que que vc acha, mocinha? Conte comigo.Bj

    ResponderExcluir
  12. As sem razões do amor

    Eu te amo porque te amo.
    Não precisas ser amante,
    e nem sempre sabes sê-lo.
    Eu te amo porque te amo.
    Amor é estado de graça
    e com amor não se paga.

    Amor é dado de graça,
    é semeado no vento,
    na cachoeira, no elipse.
    Amor foge a dicionários
    e a regulamentos vários.

    Eu te amo porque não amo
    bastante ou demais a mim.
    Porque amor não se troca,
    não se conjuga nem se ama.
    Porque amor é amor a nada,
    feliz e forte em si mesmo.

    Amor é primo da morte,
    e da morte vencedor,
    por mais que o matem (e matam)
    a cada instante de amor.

    drummond...



    vc e tadeu e o amor de vcs é a maior vitoria e a maior liçao para todos nos que te alguma forma estavamos com vc.
    Minhas condolências e minhas orações.

    ResponderExcluir
  13. Um dia de cada vez....é só assim que se vive!
    Bobo é quem pensa que pode ser diferente disso...

    bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi BrunA, Estou como o Daniel, com saudades de vc e tb de Tadeu. Sempre que ligava o lap, ia rapinho para o painel ver se tinha noticias de vcs. Abraços querida ! e força

    ResponderExcluir
  15. Bom-dia Bruna, desejo que seu dia seja iluminado como o sol que está nascendo agora.
    Que ele te renove com seu calor e te dê muita força e coragem. Beijos da RÔ.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Sinto muito. Mas sinto de coração mesmo.
    Muitas lágrimas agora caem do meu rosto.

    Espero que vc fique bem e em paz.

    Estou aqui, se precisar de alguma coisa.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bruna! Já foi assistir "Avatar"? Desta vez o james Cameron pirou total. A estória toda saiu da cabeça dele. Já faturou US$ 1,858 bilhões, superando assim o recorde estabelecido por "Titanic", tb dele, há doze anos, segundo dados oficiais.
    Em síntese trata-se do conflito entre duas sociedades, uma naturalista e espiritual e outra tecnológica e materialista. Isso dá margem no filme a muitas conclusões interessantes. A fotografia e deslumbrante, o roteiro excelente e a estória flui com muita plasticidade na direção de Cameron. Não gostei muito da trilha sonora. Vá ver e depois me conte, é diversão na certa.
    E quem foi assistir pensando haver alguma relação com o verdadeiro sentido da palavra sânscrita Avatar ou Avatara,....Santa ingenuidade!
    Diante do sucesso estrondoso Cameron já confirmou que a aventura terá uma sequência.Bjs e se cuide.

    ResponderExcluir
  18. Bruna,você não me conhece.
    É a primeira vez que entro no seu blog e me deparo com uma notícia triste como essa. Entrei no seu blog através do blog da minha amiga Carol que enfrenta o mesmo problema que o Tadeu : www.eunaohodgkin.logspot.com. Seu blog está citado no dela.
    Você não tem idéia de como me emocionei com a história de vcs dois e te admiro pela maturidade de aceitar sua passagem tão bem como está fazendo. Realmente você é uma lutadora!
    E o Tadeu também é. Um lutador, forte e bravo que sempre estará ao seu lado, pode estar certa disso. Pois um amor como esse, nada será capaz nem mesmo de distanciar vocês.
    Beijo e fica em paz.

    ResponderExcluir
  19. Bruna, aqui é a mariana , Do ambulatorio do transplante. Sinto entrar em contato num momento tao doloroso, nao sabia dos fatos ocorridos, eu estava de ferias....
    Todos do Transplante sentimos parte de sua dor e de sua familia.
    Agradeceço a Deus por nos ensinar, porque acho que na vida so nos resta aprender....
    Voce consegue garota!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  20. Querida Bruna:

    Acabo de acessar seu blog e fico sabendo desta triste notícia ...
    Estou com o coração apertado ...
    Me recordo com bastante carinho quando conheci você e o Tadeu no hospital, sempre juntinhos e apaixonados. É assim que sempre lembrarei, com saudades e doçura.
    Deus faz planos melhores que os nossos e não entendemos muitas vezes de imediato. Ele foi chamado cedo, mas com certeza deixou ensinamentos de muita luta e vontade de viver. Verdadeiros exemplos a serem seguidos.

    Muita LUZ e FORÇA.

    Um grande beijo
    Sara

    ResponderExcluir
  21. Bru, to com saudade. Espero que você esteja sendo forte, admiro muito sua força. Não pare de escrever aqui no blog não, esse blog ajuda muita gente e abre os olhos de tantas outra. Meus amigos aqui de Assis tiveram contato com o seu blog e vão se tornar doadores de medula. Coisa que todo mundo precisa fazer, mas só com um empurrãozinho mesmo acabamos fazendo. Seu blog ajuda muita gente e conscientiza muita gente.

    To com muita saudade..e to aqui sempre.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Que você vive sem ele. Isto é certeza.
    Que não vai ser fácil. Isto é certeza.
    Agora, como fazer isso, é algo que só você é capaz de descobrir, mas sempre que precisar, você tem os amigos para dar aquele apoio. Você sabe.

    Bixona!

    ResponderExcluir
  23. Bruna, sou a namorada do Nélson. O Tadeu acompanhava o blog dele. Estou te escrevendo pra te dizer que sinto muito pela tua perda. Ontem ao ler tuas palavras, chorei muito e revivi a minha perda (fazem pouco mais de 4 meses que o Nélson se foi). Nesse momento, não há muito o que dizer, somente te digo: tenha força! Como tu mesma disse, eles nos privaram de uma série de sofrimentos, só esqueceram de nos ensinar a viver sem eles, com certeza! Mas também nos deixaram um exemplo lindo de vida, que é a vontade de viver,a fé e a esperança! Que o amor que eles nos deixaram nos inspire a seguir adiante! O amor que sentíamos, esse agora tem que servir de alimento até que chegue o dia do nosso reencontro! Tenha fé! Fica com Deus, um grande beijo!

    ResponderExcluir