segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Transplante de medula óssea

O primeiro transplante de medula óssea a ser realizado foi no final dos anos 60, mais especificamente em 1969, pelo Doutor E. Donnall Thomas. Foi um transplante alogênico aparentado bem sucedido. Anos mais tarde recebeu o prêmio Nobel de fisiologia e medicina. Foi assim então que ‘nasceu’ o transplante de medula óssea.

O transplante é indicado como tratamento para muitas doenças do sangue, podendo ser maligna ou não, doenças do sistema imunológico, tumores sólidos, doenças auto-imunes também tem o transplante indicado.
O transplante tem se mostrado efetivo pra diversas doenças, podendo até proporcionar a cura. A lista ultrapassa mais de vinte doenças. Não acho necessário falar sobre as demais doenças, mas quem se interessar clique aqui e veja a relação de doenças das quais o TMO é indicado.

O objetivo do transplante é a cura ou o prolongamento da sobrevida dos pacientes e o sucesso do transplante depende muito de cada caso, depende do diagnóstico, estágio da doença, quadro clínico do momento em que é feita indicação ao transplante, condições físicas, idade, enfim, uma série de fatores

Tipos de transplantes:

Alogênicoé quando a medula a ser transplantada é a de um doador, aparentado ou não, mas as chances de compatibilidade são maiores entre os aparentados.
Autólogoconhecido também como auto-transplante – é quando a medula a ser transplantada é a do próprio paciente.
Singênicoé o transplante feito entre irmãos gêmeos idênticos.

No caso do Tadeu, o transplante a ser realizado será o autólogo. Ele está na fase de mobilização das células, que poderá ser coletada por aférese ou no centro cirúrgico.

Por enquanto só...
=* beijo.

Fontes consultadas:
Wikipédia
Manual do Paciente

2 comentários:

  1. Belo trabalho!! Continue postando que continurei lendo, rezando e torcendo por vcs.BJO,SUCESSO.

    ResponderExcluir
  2. Estamos com vc!
    www.ajudealinecoelho.blogspot.com
    tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir