domingo, 18 de outubro de 2009

Medula Óssea

Irei usar como fonte dos meus textos um manual que recebemos do hospital que se chama: ‘Manual do Paciente – Transplante de Medula Óssea Autólogo’, alguns artigos sobre Transplantes de Medula Óssea que encontrei através da internet e as informações que obtenho através da equipe de Transplantes do próprio hospital.

Vou começar falando sobre a medula óssea, depois sobre o transplante e as fases desde o pré-tmo até a alta, seguindo todo o roteiro do manual que facilitou nossa vida no entendimento dessa fase...


Medula Óssea

A medula óssea é um tecido muitas vezes descrito fisicamente como esponjoso ou gelatinoso, localizado dentro dos ossos e é constituído por ‘células-mãe’ ou ‘células-tronco’ que se dividem e quando amadurecem formam as células sanguíneas, produzindo então o sangue.

As células sanguíneas são compostas por diferentes linhagens e cada uma tem uma função importante para o organismo, são elas:

As células vermelhas: hemácias – conhecidas de forma mais comum como glóbulos vermelhos – são responsáveis de transportar oxigênio a órgãos e tecidos de todo o corpo.

As células brancas: leucócitos - conhecidos de forma mais comum como glóbulos brancos – são responsáveis pela proteção do corpo contra infecção, junto com outras células formam o sistema imunológico.

 As plaquetas – são responsáveis pela coagulação sanguínea que evita o sangramento.

O líquido que constitui toda essa parte sólida do sangue chama-se plasma que é responsável pelo transporte de água, sais minerais, alimentos e drogas para órgãos e tecidos, é responsável também por transportar para fora do corpo alguns elementos dos quais se livra através do pulmão (respiração) e através dos rins (na urina).

A falha na produção de células da medula óssea está relacionada a diversas doenças e muitas vezes o transplante é um tratamento que pode curar ou prolongar a sobrevida do paciente.

Fontes consultadas:
Wikipédia
Manual do Paciente.

2 comentários:

  1. Não tem como não se emocionar com sua dedicação. Todo esse amor pelo Tadeu, pode ter certeza é muito lindo. bejocasss

    ResponderExcluir
  2. bruna minha flor, essas informações são preciosas para outras pessoas. Fiquem em paz! Abraços apertados

    ResponderExcluir