quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Depois de longos dias sem atualizar...

Estou de volta. O sumiço foi cansaço apenas, praticamente me mudei para o hospital e fiquei pouquíssimo tempo em casa, mas agora a minha rotina está mais normal...


Bom, na semana passada, na segunda-feira o Tadeu iniciou o segundo ciclo de quimioterapia, mesmo esquema da anterior com infusão de 24 horas de ifosfamida, o que causou novamente um quadro de confusão mental, mas desta vez já estava mais claro que era a quimioterapia que causava esse quadro e não uma infecção. A confusão começou na quinta e terminou na sexta, não houve grandes problemas e ele ficou calmo e sonolento o tempo inteiro.


No domingo ele teve febre de 38,2º C e já estava neutropênico, não lembro com quantos neutrófilos ele estava, mas já estava muito mais abaixo do valor de referência. Foi colhida amostra de sangue para hemocultura e já na terça-feira resultou em positivo. Ele estava com infecção no cateter shiley, e na segunda já estava sendo administrados antibióticos, mas como a febre estava persistindo foi necessário retirar o cateter. Não sei se melhor seria a palavra correta, mas sempre pensei que seria melhor uma infecção (já que é inevitável) no cateter do que em algum órgão, pois pelo lado prático da coisa é só tirar e pronto. Mas não necessariamente isso significa que o agente causador da infecção não possa sair do cateter e infiltrar algum órgão. Mas isso não chegou a acontecer com o Tadeu.


O fator de risco que envolvia esse procedimento era que o Tadeu havia feito transfusão de plaquetas no dia anterior pois estava com 12 mil, mas na terça este número ainda não estava tão alto e foi necessária outra transfusão para não haver sangramento na hora de retirar o cateter. Lembro de bem no final da noite ter ligado pra ele para saber se já havia retirado e ele ter dito que não, que estava convencendo a enfermeira a retirar no dia seguinte pela manhã. Tentei acalmá-lo e falei que era melhor correr o risco de sangrar do que correr o risco da bactéria sair do cateter. Houve um pouco de resistência da parte dele por conta do medo de sangrar muito e acontecer algo mais grave, o que é totalmente compreensível, qualquer pessoa em uma situação parecida teria medo e resistiria, eu sou uma delas. Mas tudo deu certo e não saiu uma gotinha de sangue e ele não sentiu dor também, já que foi sem anestesia. E desde ontem ele está sem febre... Que sufoco, gente, que medinho de tudo que da nessa hora, mas agora está tudo bem, a infusão de medicações será feita pelo porth a cath.


Logo faz um mês que ele está internado e logo será a próxima quimioterapia e logo tudo estará bem novamente.


Estamos felizes apesar de tantas adversidades, não tem como ficar triste do lado do Tadeu gente, é uma palhaçada atrás da outra. Teve vezes em que a enfermeira foi manipular o cateter dele e ele falava: ‘para de alisar minha coxa mulher, ó minha namorada ali...’ Bobo, mas é isso que sempre fez a diferença no tratamento, esse bom humor, essa alegria com as coisas mais simples. Me orgulho muito desse bocózinho e amo pra vida toda...


=* beijo, gente.

5 comentários:

  1. Como podes ver, Bruna, to sempre por aqui e já fazia tempo, hein? Mas agora só tenho uma coisa a dizer:uuufa! Que alívio!.bjo.

    ResponderExcluir
  2. Também quero compartilhar o uuuuuufa com Daniel, que bom ter noticias boas! estou aqui querida de plantão: em oração, abraços, tudo que for possivel, pois eu e Tadeu precisamos do impossível... na fila querida ... na fila

    ResponderExcluir
  3. Oi linda!

    Que bom que as coisas estao indo bem :)
    Me passa o teu telefone, queria falar contigo...

    Ah, o meu blog novo é o http://saopauloparainiciantes.blogspot.com/
    demorei mas mandei o link!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esse jeito palhaço do Tadeu faz toda a diferença no tratamento dele. Essa alegria, essa sede de vida, empurra ele prá frente e não deixa a peteca cair.
    Não fica mais tanto tempo sem dar notícias tá querida? Já tava angustiada.
    bjs pros dois

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru!! Tem Selinho prá ti lá no meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir