quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Homenagem do Dr. Marcelo para o Tadeu


Recebi esta homenagem do Dr. Marcelo no dia 11 de janeiro. Demorei a publicar, pois queria que ela ficasse no topo das atualizações, para ser lida primeiro por cada leitor que acessasse o blog, antes que começassem a ler toda a nossa história.

Recebi muitas homenagens e não estou menosprezando ou diminuindo nenhuma delas ao não publicá-las antes dessa, que assim como as outras é muito especial para mim. Mas depois que a li, a única coisa que fiz foi refletir, e muito. Em momentos difíceis e que tenho vontade de desistir de tudo é ela que eu leio. As verdades que estão escritas me ajudam a seguir em frente. Fazem-me manter o foco e pensar em tudo aquilo que o Tadeu queria para mim...

Vocês sabem o quanto o Dr. Marcelo foi querido pelo Tadeu e ainda é por mim. Tantas vezes falei dele aqui, de como ele cuidava e se preocupava com o Tadeu, tanto com seu quadro clínico como com seu estado emocional. Foi presente mesmo quando estava distante... Enfim, esta homenagem demonstra o carinho que ele sentia pelo Tadeu.


“Tomo a liberdade de escrever uma homenagem ao meu paciente Tadeu. Este rapaz de apenas 24 anos foi um dos maiores professores que já conheci. Sua especialidade não é a literatura, ciências biológicas, filosofia ou informática, mesmo que nessa última tenha tentado me ensinar algo... Defino sua maior titulação como Professor da Vida.

Como médico, tenho o privilégio de conhecer alguns desses professores especializados nesta matéria e o Tadeu estará sempre na minha memória, como um dos melhores. Ele sempre respeitou seus enormes problemas relacionados ao linfoma, entretanto não os considerava maiores o suficiente a ponto de derrubar a sua vontade de sorrir e a sua vontade de viver. O Tadeu foi extremamente cordial com a psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, enfermagem e equipe médica e transformou seu leito de hospital em algo agradável para viver e se visitar. É extremamente difícil encontrar um profissional de saúde que o tratou e que não identificou estas qualidades no primeiro contato.

Usou o termo viver a vida, dia após dia da melhor maneira possível. Valorizou as manhãs como poucos, sempre buscou atalhos para encarar face a face o diagnóstico, tratamento e as frustrações encontradas. Tentou por várias vezes pintar quadros coloridos em situações difíceis por mais consciente que estivesse.

Pode nos ensinar o sentido de amar a vida, sem julgá-la, sobre o que é justo ou injusto. Compreendeu que os problemas que existiram durante o percurso não eram decorrentes de um culpado e sim uma questão biológica referente à resistência da sua doença. Ensinou a valorizar a vida no mais amplo sentido e reduziu o quanto pode o sofrimento. Não anulou a dor, mas não a deixou dominá-lo. Ensinou que é possível dosar a angústia, por mais que seja inevitável. Distraiu-se nos momentos que precisava e concentrou-se quando era preciso entender o diagnóstico, uma nova estratégia terapêutica, riscos do tratamento, etc .

O Tadeu merece ser respeitado e lembrado por ter demonstrado que o humano é nobre, é rico, é forte e é finito.

Jamais o esquecerei...

Para família, amigos e especialmente à Bruna... Força!
O Tadeu sempre quis que a vida continuasse, portanto respeitem a sua vontade.
Vocês foram tão nobres quanto o próprio Tadeu.

Meus sentimentos;

Marcelo Bellesso”

7 comentários:

  1. Lindo Bruna.
    Mais simpatia ao Dr. Marcelo do que já tinha antes.
    O mais importante é salientar que esse cara descrito pelo Dr. Marcelo é o TEU Tadeu. Orgulhe-se de ter compartilhado tua vida com a dele, mas como disse o Dr. Marcelo, "o Tadeu sempre quis que a vida continuasse, portanto respeitem a sua vontade".
    Siga a tua vida, minha baixinha querida, seja feliz, pois isso fará o Tadeu feliz, esteja ele onde estiver.
    bjs no teu coraçãozinho enorme.

    ResponderExcluir
  2. Essa homenagem é linda, Bru. E com certeza faz a gente enxergar a ida do Tadeu de uma forma menos dolorosa. Com certeza o Tadeu olha lá de cima pra você e te manda muita força pra continuar. A vida deve ser sim respeitada e vivida, coisa que o Tadeu fez como ninguém.

    Força sempre, baixinha. Estamos com você!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Lindo...muito lindo mesmo!

    ...e a Vida continua...!

    ResponderExcluir
  4. Bruna,

    apesar de não ter conhecido o Tadeu, a imagem que tenho dele é exactamente essa que o Dr. Marcelo descreveu.

    Peço desculpa por não ter encontrado palavras para te dirigir, desde o momento em que tive conhecimento da partida do Tadeu. Posso imaginar a dor e o vazio que sentes, mas é a imagem de um vencedor que deves guardar.

    Sei que a vossa luta não foi em vão, o vosso exemplo de força e amor dá coragem a todos quantos enfrentam essa terrível doença.

    Obrigada.

    A vida continua para ti, agora com um anjo da guarda muito especial.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. bRUNA, SEM PALAVRAS DIANTE DE TABTAS LINDAS E SENTIDAS PALAVRAS.
    ABRAÇOS APERTADOS !

    ResponderExcluir
  6. Bruna, amei este médico desde sempre! Quero desejar a vc um dia bem especial para vc uma super menina-mulher!
    Um dia cheio de amor :)

    ResponderExcluir
  7. Bruna meus sinceros sentimentos..... Dr. Marcelo acompanhou mim e minha familia um momento mas triste de nossa vidas , ele cuidou de minha maezinha Sra. Rozalva que nos deixou dia 07/02/2010 as 15:40, com 53anos linfona de estomago, da data que descobrimos até a viajem forão 2 meses e 10 dias de angustia, anciedades esperança....., hoje eu procuro Dr. Marcelo que sinto que só agora estou preparada para agradecer tudo que ele fez por nos , não desistiu de minha mae em nenhum momento...., ficou do nosso lado até o fim, queria tanto achar um meio de falar com ele e agradecer , espero que ele leia e se lembre de mim a filha chata de D.Rozalva que não saia da U.T.I , cuidava dela como de uma criança desprotegida , que saudades.........
    Deixo meu e-mail quem sabe consigo um contato com ele supolicarpo@ig.com.br 11.8360-2648
    Sueli Policarpo
    Um grande beijo e força, Deus não nos da uma cruz maior que possamos carregar......

    ResponderExcluir