domingo, 6 de dezembro de 2009

Probemas que andaram surgindo...

Como sabem, o Tadeu teve uma infecção no cateter e foi retirado, uma das hemoculturas resultou em positiva para a amostra coletada do sangue periférico, foram administrados antibióticos e mesmo continuando com a persistência da febre até hoje, não houve sinais clínicos que evidenciassem a presença de infecções, foram coletadas novas hemoculturas a cada febre, e todas resultaram negativas, em exames de imagem nenhuma anormalidade foi encontrada. Mesmo com tudo sob controle, surgiu um problema maior...


O Tadeu não iria concluir o tratamento que lhe foi proposto quando internou no ICESP, o motivo é pela demora na recuperação da medula óssea. Falando simples e claramente, as plaquetas não estão estabilizando no valor necessário para continuar o tratamento, e isto está demorando, e em evidências de exames de rotina já ficou claro que o linfoma está crescendo novamente.


Depois de uma difícil decisão da equipe médica o Tadeu iria dar continuidade ao tratamento tendo como alternativa o transplante de medula óssea autólogo, que seria ideal apenas pelo fato de resgatar uma medula que está doente, transplantando uma nova que está sadia, que é a dele mesma que foi coletada e congelada meses atrás, mas ao mesmo tempo não seria ideal porque ainda existe muita doença presente...


Pelos cálculos do Dr. Marcelo, com o protocolo quimioterápico GIFOX, a doença regrediu em 55% com dois ciclos, ou seja o Tadeu iria para o transplante ainda com muita doença presente sem saber, a grosso modo, no que iria dar. O ideal seria ir com menos doença possível para uma boa e efetiva resposta do transplante, que nós sabemos que não irá erradicar a doença, mas essa seria a única solução presente nesta circunstância...


Mas depois de tudo decidido, eis que surge mais um problema: não há vagas disponíveis neste momento na enfermaria de transplante de medula óssea do hospital das Clínicas, e só haverá vaga no final da semana que vem, lá por quinta ou sexta-feira. E o Tadeu não tem esse tempo pra esperar, como disse já existe evidência do crescimento do linfoma, então o que foi proposto a ele é fazer o terceiro ciclo de GIFOX, mesmo com o risco envolvendo a continuidade do tratamento, que é plaquetopênia e neutropênia prolongadas. Apesar do risco, confesso que ficamos mais aliviados por saber que com o terceiro ciclo, o Tadeu irá com menos doença para o transplante, mesmo sabendo que não necessariamente implicará em uma resposta positiva.


Tudo muito complexo, e nos deixou um pouco assustados e com um certo medo, ao mesmo tempo ficamos com boas expectativas, otimistas e todos aqueles sentimentos complexos que surgem de uma vez numa hora dessas, que é inerente a essência humana.


Dr. Marcelo mais uma vez, como médico foi implacável, não no sentido agressivo da palavra, mas na forma com que um momento sério e duro, diga-se de passagem, exige isso. Mas foi humano o suficiente para ter compaixão, para supor os sentimentos que teríamos depois de dizer calma e serenamente o que viria pela frente, foi claro e objetivo como sempre foi ao nos deixar cientes dos problemas que estavam surgindo e nos deixou com todas as soluções possíveis que terão que ser feitas para contornar esses problemas. COMO ELE SEMPRE FEZ. Mostrou um problema, seus riscos e uma solução. Se a profissão dignifica o homem, saibam que ele o faz de maneira plausível, que eu me arrisco dizer que ninguém faria melhor, não do modo como ele faz! Sempre sincero, objetivo, claro, sempre humanizado e benevolente que é o que faz uma grande diferença.


Minha ausência é cansaço e muitas dores nas costas por dormir grande parte da semana numa poltrona desconfortável do hospital... mas vale a pena, cada dorzinha, cada suorzinho, cada sufoco, tudo sempre vale a pena se a causa for boa!!!


=* beijo

3 comentários:

  1. Olá, Bruna!
    Cada vez admiro mais voces dois. Podem contar com meu pensamento positivo e minhas preces sempre.E vamos a luta! :-)

    ResponderExcluir
  2. Tenho colocado vc em minhas orações. E confio que com todo esse amor vc vão superar essa fase.

    Faz o Tadeu prometer que quando ele se curar vai me conhecer pessoalmente.

    Abraços a vc e muita fé e AMORRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir
  3. Estou orando por vcs dois. Muita fé.

    Um abração.

    ResponderExcluir