terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Tadeu e as agulhas

Toracocentese

Como se já não bastasse tudo o que está acontecendo, o Tadeu teve que passar por um procedimento que se chama toracocentese. Ele sempre fica abalado emocionalmente quando algum procedimento envolve agulhas e ele sempre teve pavor de dreno desde que descobriu o derrame pleural – excesso de líquidos na cavidade pleural.


Em um raio-x foi constatado aumento do derrame pleural e ele precisou ser atendido por um cirurgião que iria avaliar se seria necessário fazer apenas uma punção (inserção de agulha) para extrair o líquido pleural ou se seria necessário a toracocentese para evitar punções posteriores.

Derrame pleural vocês já sabem o que é, os sintomas que o Tadeu teve foram dispnéia (falta de ar), dor local estendendo-se até o ombro, tosse irritativa, e sua saturação (oxigenação) chegou a medir 85% quando o normal é de 96% pra cima...

A toracocentese é portanto, um procedimento cirúrgico que consiste na drenagem torácica. Foi necessário implantar um dreno de fino calibre que se chama “pigtail”.

Já foi drenado quase dois litros de líquido e ele se sente melhor. Tem sentido dores na região que foi colocado o dreno e bastante incomodo, além do medo de se movimentar bruscamente e tirar o dreno acidentalmente.


Mielograma

O Tadeu precisou realizar um outro procedimento que se chama mielograma, é semelhante a uma biópsia, eu achava que era a mesma coisa, mas me enganei.

O mielo tem a finalidade de estudar qualitativa e quantitativamente as células germinativas sanguíneas (células hematopoiéticas). Tal estudo mostra, direta ou indiretamente, como se comporta a geração das hemácias, plaquetas e leucócitos.

Isso porque surgiu a possibilidade da medula estar infiltrada pelo linfoma, já que a medula não estava produzindo plaquetas e hemácias. O resultado deu negativo nas amostras que foram aspiradas do osso da bacia, isso não quer dizer que não há infiltração. Mas tudo aponta que esta “falha” na produção de células da medula óssea está relacionada com a mielosupressão devido a quimioterapia. E por isso ele teria que realizar o transplante neste momento, que evidentemente será realizado pós terceiro ciclo de GIFOX.

O Tadeu e as agulhas... tadenho, mas deu até pra tirar um sarro dele com o dreno vai, eu sempre achei que ele tinha cara de porquinho, agora com o pigtail (rabo de porco) essa característica ficou mais evidente. Brincar com essas coisas é com a gente mesmo, tem que descontrair, o clima anda muito tenso...

Eu ando em falta com muita coisa aqui no blog, com as informações sobre o TMO que falei que iria postar mais sobre o assunto, mas como sabem e espero que me entendam não tive tempo pra falar a respeito, peço que me desculpem. E Marilisa não esqueci mesmo dos selinhos que você me deu, assim que me surgir a oportunidade posto aqui, obrigado!!!

Por enquanto só.
=* beijo


Fontes consultadas:
toracocentese (wikipédia)
mielograma (wikipédia)

4 comentários:

  1. Olá Bruna
    Faço votos que tudo corra bem.
    Força para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Querida, fique tranquila com os selinhos...cuidar do Tadeu é muito mais importante...quando der tu coloca, ok?
    Fico feliz de ver que vocês conseguem rir em meio às tristezas. Essa é a caracteristica dos vencedores, além do que, reforça a imunidade.
    Tô aqui sempre torcendo por vocês. Nunca os esqueço. Todos os dias, mesmo que tu não poste nada, lembro de vocês e envio minhas melhores energias.
    Beijocas para os dois.

    ResponderExcluir
  3. Muita força para os dois guerreiros, Tadeu e Bruna.

    Acredito que Deus não nos dá nenhuma cruz que não consigamos carregar. Vocês são a prova viva disso.

    Admiro-vos imenso.

    beijinhos desde Portugal

    http://hodgkin-logoexisto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Assino em baixo do que a Marilisa escreveu. Continuo com o pensamento em vcs.Bjs

    ResponderExcluir