sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mais um problema e uma difícil decisão

O Tadeu fez o terceiro ciclo de GIFOX e está tudo indo bem até então. Ele não teve confusão mental dessa vez, pois a dose de Ifosfamida, a droga que causava essa confusão, foi reduzida.


Ele fez uma tomografia essa semana para checar como estava o derrame pleural e para verificar uma possível infecção, por causa das febres e de algumas alterações nos outros sinais vitais, como a pressão arterial e a freqüência cardíaca. Nenhuma anormalidade encontrada, exceto o crescimento do linfoma, que mais uma vez cresceu consideravelmente.


Como disse, já existia evidência desse crescimento, pois alguns sintomas mais uma vez voltaram e o DHL que é o marcador da doença estava muito elevado. Ficou constatado de fato esse crescimento através da tomografia.


O que será feito daqui em diante, então?
O Tadeu é quem irá decidir o que deve ser feito, foram dadas duas opções: o transplante ou medidas terapêuticas paliativas, que irão cuidar apenas dos sintomas e conseqüentemente das dores causadas pela doença, anulando assim qualquer medida curativa ou que aumente o tempo de vida do Tadeu, isso irá apenas dar mais qualidade de vida à ele até o dia em que o ciclo de sua vida terminar.


Com o transplante não há tantas expectativas quanto a sua cura, mas pode prolongar sua vida por mais não sei quanto tempo. Temos a consciência de que o transplante não irá erradicar a doença e não sabemos o quanto ele irá proporcionar de remissão para o Tadeu e não sabemos por quanto tempo irá durar essa remissão, que pode não ser completa, que aliás, sabemos que as chances de ter uma remissão completa são quase nulas.


A decisão está praticamente tomada, ele sabe o que ele quer, mas a decisão será oficial quando ele disser isso ao médico. Não quero fazer suspense aqui no blog quanto a isso, pois isso não é do meu caráter, mas acho que o Dr. Marcelo merece saber a decisão do Tadeu antes de eu fazer qualquer publicação aqui, ele acompanhou o Tadeu desde o início do tratamento, fez tudo o que precisava ser feito até aqui, sempre nos deu esperança e ele merece saber a decisão do Tadeu olhando em seus olhos.


É claro que está sendo muito difícil, é inevitável sofrer e conter as lágrimas, é difícil pensar no futuro agora, mais difícil do que sempre foi. Mas vamos viver o presente e vamos ser felizes como sempre fomos.


Eu amo o Tadeu, mais que tudo na vida e vou amar pra sempre, vou tentar fazer o que eu sempre tentei: tornar as coisas menos difíceis e fazer ele feliz porque ele me faz feliz, namoramos a quatro anos e foram os quatro anos mais importantes e mais felizes da minha vida. Tudo sempre valeu a pena e sempre irá valer.


Tenho algumas revoltas, algumas indignações, sei que existiram algumas falhas, não da parte do Dr. Marcelo, mas de nada adianta pensar nessas falhas agora, pois só me trarão um sentimento de impotência, de dor e mais sofrimento, tudo o que eu não preciso agora. Eu agradeço e muito tudo o que o Dr. Marcelo fez pelo Tadeu, pois se o Tadeu está vivo hoje, ele é o grande responsável por isso. Faltam-me palavras para esse agradecimento, ele foi brilhante até hoje, além de médico, foi e é amigo se é que posso falar assim. Como brincamos esses dias ele é o Super Doutor Marcelo.


A equipe toda é tão importante quanto ele, não quero tirar mérito de ninguém, todos fizeram uma grande diferença, principalmente nesta internação, todo o carinho e as brincadeiras diárias das enfermeiras, todo o apoio que nos deram, os psicólogos, enfim, todos eles fizeram essa internação e esse tratamento ser menos difícil e estressante, agradeço a todos, de coração.


E agradeço mesmo a todos que acompanham a história do Tadeu e que nos dão força e apoio.


=* beijo.

12 comentários:

  1. Seja qual for a decisão, muita sorte nela e sempre me disseram uma coisa durante o meu tratamento, que para viver precisa ter vontade. POis para Deus nada é impossivel.Diga para o Tadeu acreditar na vida até os 80 anos, tudo pode acontecer a remissão pode vir, mas tem que ter fé e muita convicção, tem muita coisa ainda para o Tadeu fazer.

    Até as montanhas ( sofrimentos) são movidas pela fé.

    Tenho feito orações por vcs todos os dias.

    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Admiro muito sua presença de espírito diante da situaçao que estão atravessando. Sabe, Bruna, eu me sinto uno com vcs, compartilhando da mesma doença e das mesmas incertezas e medos. Procuro não pensar muito no desfecho que poderei ter, mas tenho fé,luto e tenho esperança nas forças da luz do Grande Mago que criou esta Grandiosa Ilusão Coletiva dos Sentidos, que é a Vida.Esta vida neste plano em que estamos, material.
    O amor de vcs é uma inspiração para todos nós e merece o prêmio da cura, da remissão,o "voltar pra casa pelo caminho certo". Continue segurando firme, garota. Meu pensamento, minha ternura espiritual e minha fé estão sempre com vcs e venceremos essa parada.Bj

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que você [e outras pessoas] vai suspirar e dizer: "que garota mais sem noção, doida e metida!" Mas estou aqui, tá, Bruna? Eu queria muito te dizer umas coisas que talvez fossem válidas, mas não cabem em um lugar público. Isso talvez explique: eu leio você e lembro de mim. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. estou emocionada........
    nao sei o que dizer, a nao ser que vou rezar para que a melhor decisao possivel seja tomada!

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Querida Bruna, que luta heimm minha flor? É, a gente fica meio muda diante a tanta coragem, sua e de Tadeu. Sabemos de tudo querida, que não devemos chorar, que não devemos reclamar, etc...
    Mas eu tenho um atitude sobre tudo isso: Choro muito, grito pra Deus me dar forças, choro pelas pessoas que estou perdendo nessa luta, e me dou o direito de fraquejar em vários momentos. Portanto minha flor, é totalmente compreensível sua ausencia aqui no blog, e imagino no resto da sua vida. Este momento está para vc e Tadeu. Sabemos da finitude, mas é dificil de aceitar. Querida um abraço bem apertadinho carregadinho de amor e força!

    ResponderExcluir
  6. Bruna e Tadeu tenho orado sempre por vcs, pela saude, pela vida e amor... Perdi pessoas muitos especiais em minha vida que infelizmente nao tiveram a chance de lutar como o Tadeu esta tendo e estou com uma tia muito doente tb lutando contra essa doença ridicula. De coração desejo que o Tadeu seja feliz em cada momento de sua vida... só Deus é quem sabe de nossos destinos, nada nessa vida é por a caso! Fiquem com Deus, continuarem torcendo por vcs!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna
    Fiquei muito emocionada.
    Não sei o que faria na posição do Tadeu, ele deve estar a fervilhar.
    Faço votos que ele fique em paz com a decisão que tomou, isso é o mais importante.
    Muita força para os dois.

    jokas

    ResponderExcluir
  8. Bruna, como meu cração fica apertadinho de ler isso, não queria que ele tivesse que tomar essa decisão tão importante, queria e desejei muito que ele saísse dessa curado.
    Vou continuar orando e pensando nele com muito carinho para que as forças superiores de Deus possa envolvê-lo de cura, para que ele possa seja qual for a decisão dele poder realmente viver.Que você continue do lado dele pra protegê-lo sempre, como um anjo da guarda.

    um beijo

    ResponderExcluir
  9. Bruna, sei o que é ser companheira nessa luta!
    Acho que nós mulheres temos esse dom, e temos por natureza a partilha e o companherismo...
    sinta-se abraçada e acompanhada!

    bjo

    ResponderExcluir
  10. Bruna,
    Estou aqui com as emoções a flor da pele, os pensamentos numa roda viva maluca, tendo desde os instintos mais naturais até os pensamentos mais filosóficos! Querida, sei o quanto está doendo, me uno a vc e Tadeu neste sofrimento, vcs são grandes guerreiros! Sempre lembro de vcs nos dias de quimio do meu pai.
    Mas, olha: tenham FÉ. Perder a FÉ jamais! Independente da decisão que ele tomar. A Vida é sábia, segue seu ciclo, apesar de ser tão dificil para nós compreendermos, nessa visão limitada (humana) do Todo.
    Vc demonstra uma maturidade incrível, um equilibrio emocional muito grande, penso que este perfil se deve a tudo que tem vivenciado nos últimos tempos.
    Um Bj, força, a tempestade vai passar, creia! O céu mais azul aparece depois do temporal mais escuro! Estou orando por vcs. Bjoss!
    Tati

    ResponderExcluir
  11. Bruna, deixo aqui meu carinho para você, para o Tadeu e todos os que os cercam.
    Rezando!
    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Bruna, transcrevi logo abaixo uma mensagem que recebi na época do meu tratamento. Ela sempre me confortava nos meus dias mais difíceis daqueles dias difíceis, e hoje ela fica em minha carteira, para que eu sempre a releia quando necessário. Espero, Bruna, que ela lhe dê conforto e esperança, assim como fez comigo.

    Nos dias difíceis

    Nos dias difíceis, reflete nos outros dias difíceis que já se foram.

    Depois de atravessados transes e lutas que supunhas insuperáveis, não soubeste explicar a ti mesmo de que modo os venceste e de que fontes hauriste as forças necessárias para te sustentares e refazeres, durante e depois das refregas sofridas.

    Viste a doença no ente amado assumir gravidade estranha e sem que lograsses penetrar o fenômeno em todos os detalhes, surgiu a medicação ou a providência ideais que o arrebataram da morte.

    Experimentaste a visitação do desânimo, à frente dos obstáculos que te gravaram a vida, mas sem que te desses conta do amparo recebido, largaste o desalento das trevas e regressaste à luz da esperança.

    Crises do sentimento que se te afiguravam invencíveis, pelo teor de angústia com que te alcançaram o imo da alma, desapareceram como por encanto sem que conseguisses definir a intervenção libertadora que te restiuiu à tranquilidade.

    Sofreste a ausência de seres imensamente queridos, chamados pela desencarnação, por tarefas inadiáveis, a outras faixas de experiência. No entanto, sem que despendesses qualquer esforço, outras almas abençoadas apareceram, passando a nutrir-te o coração com edificante apoio afetivo.

    Tudo isso, entretanto, sucedeu porque persististe na fé, aguardando e confiando, trabalhando e servindo, sem te entregares à deserção ou à derrota, ofertando ensejo à Bondade de Deus para agir em teu benefício.

    Nas dificuldades em andamento, considera as dificuldades que já venceste e compreenderás que Deus, cujo infinito amor te sustentou ontem, sustentará também hoje.

    Para isso, porém, é imperioso permanecermos fiéis ao cumprimento de nossas obrigações, de vez que a paciência, no centro delas, é o dom de esperar por Deus, cooperando com Deus sem atrapalhar.

    ResponderExcluir