quarta-feira, 15 de abril de 2009

. resumo do tratamento .

. vou resunir rapidamente o que aconteceu com o tadeu desde o descobrimento do linfoma até agora, pra não ficar confuso pra ninguém tudo o que aconteceu e o que irá acontecer daqui pra frente...

. como o tadeu descobriu o linfoma .


. quais foram os sintomas que o fizeram procurar um hospital?
- depois de muita tosse, canseira, falta de ar, sudorese noturna, coceiras na perna, decidiu procurar um médico.


. depois disso o que foi feito?
- ele fez a primeira radiografia que constou uma massa muito grande na região do mediastino, e logo depois fez uma tomografia pra ter um diagnóstico preciso sobre o que era aquela massa, que foi constatado o linfoma.


- devido a urgência dos exames que seriam necessários fazer, ele foi internado, e lá realizou a segunda tomografia, que constatou novamente o linfoma, realizou a biópsia do mediastino, já que a massa se encontrava neste local, depois de exames de rotina e nove dias no hospital teve alta, e dias depois a biópsia resultou em um Linfoma não-hodgkin Difuso de Grandes Células B (LNHDGB), para os exames de estadiamento foram realizados um pet-scan pra saber a localização exata de células neoplásicas pelo corpo, mais uma biópsia de medula óssea que resultou na não infiltração de células malignas na medula, e depois o liquor que deu negativo.
Aí então o linfoma do tadeu, foi classificado com LNHDGB – estadio IV – A, e era do tipo agressivo.


. qual tratamento foi feito?
- os médicos resolveram então fazer a quimioterapia, ele chegou a fazer a citorredutora, de emergência, que foi administrada enquanto estava internado, pela segunda vez, e e seguiu o protocolo COP (ciclofosmamida, oncovin, prednisona), mas o protocolo que seguiria ao longo do tratamento seria o R – CHOP (rituximab, ciclofosfamida, hidroxidoxorubicina, oncovin, predinisona), totalizando oito ciclos de quimio, em intervalos de 21 a 28 dias, entre uma e outra. Foram administrados outros medicamentos, mas eram mais para controle de náuseas, e eventuais efeitos colaterais, que surgissem pós-quimioterapia.


. algum outro exame foi realizado durante o tratamento?
- para o controle das toxinas que eram liberadas durante a quimioterapia, no organismo do tadeu, foram realizados exames de sangue (bioquímica) em intervalos curtos, pra constar de que tudo estava indo bem, e pelo fato da imunidade baixar depois de ser feito a quimioterapia, eram realizados hemogramas entre dez e quinze dias pós-quimio, e quando a imunidade baixava, era administrado granulokine por três dias.


- foi realizado também mais um pet-scan que eu não disse sobre ele, mas que resultou na diminuição significativa da massa tumoral no mediastino e em outras partes do corpo, mas que apareceram outras áreas com células neoplásicas e após esse pet foi feito uma outra tomografia, no 4º ciclo, pra ver como estava o progresso do tratamento, a tomo concluiu que existia muitas áreas infiltradas pela neoplasia, mas que após o 8º ciclo, talvez desaparecesse.


. e então está bem resumido o que aconteceu até aí, o tadeu em nenhuma das oito quimioterapias teve alguma complicação, exceto por um herpes zoster que foi controlado com Aciclovir, não teve febre e nenhuma infecção, tudo correu sempre muito bem, até agora, quando fez sua primeira tomografia depois de ter acabado todas as quimioterapias, o resultado vimos hoje, na consulta, mas como agora vamos seguir um outro tratamento, resolvi resumir tudo, pra começar a contar aqui, o que vai acontecer daqui pra frente, mas isso fica pro próximo post.

=* beijo, gente.

Um comentário:

  1. Olá Bruna
    Espero que o resultado da tac tenha sido bom.
    Tudo de bom para vocês!
    jokas
    Sandra

    ResponderExcluir