sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Resultado da biopsia do mediastino

Então o resultado da biopsia do mediastino ficou pronto entre o dia 16/09 e 18/09, não lembro exatamente a data.

Foi aí que descobrimos quem era o linfoma não -Hodgkin difuso de grandes células B. a partir de então saímos em busca de todas as informações possíveis sobre o que era exatamente o linfoma, já que as informações dadas pelos médicos eram/são super técnicas e de difícil entendimento.

Depois da biopsia, o próximo passo seria descobrir a classificação do linfoma, se era indolente –de crescimento lento- ou agressivo –de crescimento rápido-

Mas ainda assim, precisaríamos de muitos outros exames para poder começar o tratamento, até então só sabíamos qual era o tipo de linfoma. Através de uma biopsia de medula óssea os médicos iriam descobrir se a doença também estava na medula, e um pet-scan “-PET, Tomografia por Emissão de Pósitrons, é uma nova técnica de Medicina Nuclear, portanto semelhante às cintilografias, que consiste na injeção de uma substância radioativa (fluordesoxiglicose-FDG) e posteriormente na obtenção das imagens de corpo inteiro de sua distribuição. -”
Para então descobrir outras partes do corpo que poderiam estar comprometidas pelo tumor. Depois de diagnosticada a doença, os médicos seguem o procedimento que é denominado estadiamento, que consiste em determinar a extensão da doença, existem os estágios do I ao IV, no I observa-se o agrupamento de apenas um grupo de linfonodos e no IV existe o agrupamento disseminado de linfonodos.

A primeira consulta na Hematologia, do HC foi marcada para 23/09 (terça-feira) e biópsia de medula foi marcada para o dia 25/09/08 (quinta-feira) – no Hospital Dia, São Paulo.
Só depois desses exames que iria começar o tratamento, até então continuamos no sufoco de pouca informação específica sobre a doença, e na incerteza do que viria no dia seguinte, já que a cada dia a situação do Tadeu piorava, o medo era grande, a falta de ar era cada vez mais constante, as tosses também pioravam, e era difícil até para se alimentar.
Era de partir o coração até da pessoa mais insensível do mundo, mas eu acreditava plenamente em cada palavra que o médico dizia, e tinha certeza de que tudo daria certo, mas a agonia da espera era grande também, mas nada se podia fazer, senão esperar.

Sei que cada momento que eu estava do lado dele, aproveitava como se fosse o último, tentava sempre conversar sobre diversos assuntos e sempre que possível esclarecer dúvidas sobre a doença, até então, a internet era nosso único meio de informações.
Tentava não sair muito com ele, afinal, ficava cansado muito rápido, nesse período ficamos mais em casa, fiquei na casa dele todo o tempo, vigiando cada respiração, cada soninho, tudo que podia fazer por ele, eu fazia, tinha me demitido a pouco tempo do trabalho e preferi deixar minhas coisas de lado até que tudo fosse resolvido.

Amo muito o Tadeu, faria qualquer coisa por ele =D
Bom, informações dadas, declarações feitas :$, agora vou dormir e volto em breve contando o resultado da biopsia.

Só quero deixar claro, que comecei a contar a história do Tadeu aqui no blog há pouco tempo, mas ele foi diagnosticado com linfoma em setembro do ano passado, hoje está no 7º ciclo de quimioterapia, mas sei o quanto é importante as informações na visão de pessoas que não sejam médicos/enfermeiros ou profissionais da área da saúde.

=* beijo pra todo mundo, em especial pro namorado mais amado da face da terra =D

7 comentários:

  1. Nossa cão...sinto que a bibliografia desse período está perfeita...a descrição da doença, das nossas reações...poxa...tá perfeito... até o mais perdido no assunto vendo seu blog se localiza...

    Mil Beijos cão tonta...

    ResponderExcluir
  2. Oi! (:

    Muito legal seu blog.Tem sido muito importante pra mim nesse momento encontrar informações do que está acontecendo.Tenho um linfoma não-hodgkin grau III e to indo amanhã fazer meu segundo ciclo de quimioterapia.Informação e fé é só oq a gente precisa nesse momento.Obrigada por me ajudar e tranquilizar.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. sua "doença' é normal...grave...ou gravissima ?
    =//

    pow tu vai melhorar moça...tudo vai se esclarecendo aos poucos.

    aah quem é eu ?
    ahahahha
    eu sou eu ué apokspaokspoas
    encontrei seu blog por meio d outros blogs...e etc...ai comento nos q eu axo "interessantes"...nada demais . . ..
    mas resido em sao bernardo - sp ..
    e tals. . .

    calor dos infernos!...


    parabens pelo blog e sua atualização sda sua saude,,,e..quando der visito o outro blog sim..\o/
    tá ajeitadim..

    atualizei o meu:
    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    t espero lá.
    é sempre bm vind..

    abraços e boa terça
    [fim de semana quase].

    ResponderExcluir
  4. puxa, fiquei emocionada imaginando o teu desespero em busca de noticias sobre o estado de saúde do tadeu...

    no fim houve metastase ou nao?

    continua postanto, lembra que tem gente longe que também quer saber de notícias de vocês!

    to enviando muitas energias positivas!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. pet-scan... Pra mim, PET é coisa de veterinário...

    Muito bem escrito Bru, continua assim :)

    ResponderExcluir
  6. Também tive linfoma não-hodking em 2008, fiz quimioterapia e radioterapia... quando cheguei ao hospital estava mal... cabeça inchada... a médica não conseguia escultar meu pulmão... é um verdadeiro milagre estar bem hoje... devemos persistir e nunca desistir... pedir forças a Deus... é uma doença horrível, que colocou minha vida de ponta-cabeça de repente... hoje dou mais valor a vida... espero ter a cura completa... hj faço exames a cada 6 meses... o último exame estava excelente.... Espero que o Tadeu também esteja se recuperando... grande abraço, Sandra. sandramara.matos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe tem a mesma doença, porém não conseguimos até agora fazer a biópsia pois o tumor invadiu a traquéia e ela está entubada. O médico está com medo de fazer o procedimento e ela falecer. Estou desesperada por uma solução.

    ResponderExcluir