quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Homenagem do Dr. Marcelo para o Tadeu


Recebi esta homenagem do Dr. Marcelo no dia 11 de janeiro. Demorei a publicar, pois queria que ela ficasse no topo das atualizações, para ser lida primeiro por cada leitor que acessasse o blog, antes que começassem a ler toda a nossa história.

Recebi muitas homenagens e não estou menosprezando ou diminuindo nenhuma delas ao não publicá-las antes dessa, que assim como as outras é muito especial para mim. Mas depois que a li, a única coisa que fiz foi refletir, e muito. Em momentos difíceis e que tenho vontade de desistir de tudo é ela que eu leio. As verdades que estão escritas me ajudam a seguir em frente. Fazem-me manter o foco e pensar em tudo aquilo que o Tadeu queria para mim...

Vocês sabem o quanto o Dr. Marcelo foi querido pelo Tadeu e ainda é por mim. Tantas vezes falei dele aqui, de como ele cuidava e se preocupava com o Tadeu, tanto com seu quadro clínico como com seu estado emocional. Foi presente mesmo quando estava distante... Enfim, esta homenagem demonstra o carinho que ele sentia pelo Tadeu.


“Tomo a liberdade de escrever uma homenagem ao meu paciente Tadeu. Este rapaz de apenas 24 anos foi um dos maiores professores que já conheci. Sua especialidade não é a literatura, ciências biológicas, filosofia ou informática, mesmo que nessa última tenha tentado me ensinar algo... Defino sua maior titulação como Professor da Vida.

Como médico, tenho o privilégio de conhecer alguns desses professores especializados nesta matéria e o Tadeu estará sempre na minha memória, como um dos melhores. Ele sempre respeitou seus enormes problemas relacionados ao linfoma, entretanto não os considerava maiores o suficiente a ponto de derrubar a sua vontade de sorrir e a sua vontade de viver. O Tadeu foi extremamente cordial com a psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, enfermagem e equipe médica e transformou seu leito de hospital em algo agradável para viver e se visitar. É extremamente difícil encontrar um profissional de saúde que o tratou e que não identificou estas qualidades no primeiro contato.

Usou o termo viver a vida, dia após dia da melhor maneira possível. Valorizou as manhãs como poucos, sempre buscou atalhos para encarar face a face o diagnóstico, tratamento e as frustrações encontradas. Tentou por várias vezes pintar quadros coloridos em situações difíceis por mais consciente que estivesse.

Pode nos ensinar o sentido de amar a vida, sem julgá-la, sobre o que é justo ou injusto. Compreendeu que os problemas que existiram durante o percurso não eram decorrentes de um culpado e sim uma questão biológica referente à resistência da sua doença. Ensinou a valorizar a vida no mais amplo sentido e reduziu o quanto pode o sofrimento. Não anulou a dor, mas não a deixou dominá-lo. Ensinou que é possível dosar a angústia, por mais que seja inevitável. Distraiu-se nos momentos que precisava e concentrou-se quando era preciso entender o diagnóstico, uma nova estratégia terapêutica, riscos do tratamento, etc .

O Tadeu merece ser respeitado e lembrado por ter demonstrado que o humano é nobre, é rico, é forte e é finito.

Jamais o esquecerei...

Para família, amigos e especialmente à Bruna... Força!
O Tadeu sempre quis que a vida continuasse, portanto respeitem a sua vontade.
Vocês foram tão nobres quanto o próprio Tadeu.

Meus sentimentos;

Marcelo Bellesso”

Estou indo viajar...

Amanhã irei viajar para Piraju, interior de São Paulo. O Tadeu certamente estaria tirando um sarro da minha cara por eu estar indo para roça, onde é bem provável que a minha comunicação seja apenas por pombo correio. To brincando, a cidade deve ter uns 30 mil habitantes. A comunicação não será tão primitiva quanto eu estou pensando... Eu espero pelo menos.

Decidi por fazer as malas somente hoje, na véspera da viagem, pois já fiz e desfiz pelo menos duas vezes desde que resolvi ir... Vamos ver se eu não desisto na última hora. Estou com um friozinho na barriga.

E sobre o blog que andam me perguntando qual será seu destino... No momento ele está às moscas e vai ficar por mais um tempinho, mas assim que eu voltar e me estabilizar emocionalmente eu volto a postar, volto a falar sobre o transplante, que não é e um bicho de sete cabeças e que o que aconteceu com o Tadeu, felizmente não acontece com todos...

E minha vida precisa de um destino, não somente blog, mas estou tão perdida que eu não sei o que fazer depois e nem por onde começar. Estou sem pressa, mas isso não significa que estou  parada. Por enquanto eu não sei nada, um dia de cada vez, como me dizia o Tadeu...


Que saudade, que falta ele me faz...

Agradeço a todos por todo o carinho e toda a força, como sempre, vocês não me decepcionam.
Beijo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Missa de um mês do Tadeu



A missa será na mesma paróquia que foi feita a de sétimo dia. 

Não tenho condições de escrever nada sobre minha vida agora, mas em breve volto para falar sobre como estou e sobre o destino do blog...

Agradeço a todos por toda a força.
=* beijo.

Foto: Ana Reczek - fotográfa.
Convite: Vitor Fogassa - fotográfo.