domingo, 31 de maio de 2009

. complicações no final de domingo .

. hoje tínhamos ido almoçar na minha casa, toda minha família estava esperando pelo tadeu, afinal era o primeiro dia que o veriam fora do hospital depois de 24 dias internado, foi uma festa só, depois que ele teve alta, hoje foi o primeiro dia que fui pra minha casa também, enfim, almoçamos e o tadeu foi tirar um cochilo, quando acorda com muita dor nas costas e com um princípio de febre – antes de tomar dipirona estava 36,3ºC e depois de tomar, mas sem ela fazer o efeito ainda, foi pra 37,1ºC – corremos para o ICESP, e a médica disse que era uma dor muscular, até o momento, sem uma causa aparente, e passou dois medicamentos:

- o miosan que é um relaxante muscular, usado no tratamento de espasmos musculares.
- naproxeno que é um anti-inflamatório e tem ação analgésica, agindo diretamente no foco da dor.

. enfim, medicamentos esses que não inibibem a febre, como a dipirona, caso ela ocorra.
. amanhã já tem hemograma também, agora é de segunda, quarta e sexta, pra ver como andam os leucócitos e plaquetas. Tirando tudo isso, ele está bem, mas se houver alguma piora lá vamos nós pro hospital outra vez...

* último hemograma - 28/05:
- leucócitos: 6.260
- neutófilos: 5.910
- plaquetas: 264.000

=* beijo, pessoinhas.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

. ivac a todo vapor .

. pessoinhas, o sr. ivac está indo a todo vapor, até agora não houve nenhuma intercorrência, tudo bem tranquilo e sem grandes emoções, melhor não poderia ser, o tadeu anda até disposto pra passear depois da quimio =D

. só atualizando rapidinho, porque o cansaço dessa semana esté me deixando ausente por aqui, amanhã é o último dia de quimio e como é sexta, vou deixar pra postar umas dicas pós QT logo mais, o material foi elaborado por profissionais do Hospital das Clínicas, acho super importante todas as dicas que eles deram, ajuda no tratamento e a evitar alguns efeitos colaterais desagradáveis, enfim, vou publicar aqui assim que me sobrar mais tempo.

=* beijo, pessoinhas queridas =D

segunda-feira, 25 de maio de 2009

. consulta - 21/05 .

. o retorno ao hospital, foi marcado para um dia após a alta, para fazer a programação de quimioterapia, já que na próxima segunda completará 28 dias depois de ter feito a primeira.

. então o início do segundo ciclo de IVAC está programado para segunda-feira – 25/05 - até sexta-feira – 29/05 – e na sexta terá o líquor e a quimioterapia intratecal e depois de 21 dias do início deste ciclo, será feito um pet-scan para verificar a evolução da quimio contra o linfoma, estou ansiosa, mas estou confiante de que terá regredido.

. e o último hemograma do tadeu está bem animadinho:
- leucócitos: 20 980.
- neutrófilos: 17 100.
- plaquetas: 297 000.
. estão todos prontos pra uma queda, ou até uma doação como brincou o médico dele, na consulta.

. bom gente, por enquanto é isso. Espero que nenhuma intercorrência faça parte deste ciclo e que corra tudo bem, depois do sufoco todo, o tadeu merece um descanso =D

=* beijo.

sábado, 23 de maio de 2009

. período de internação .

. depois de ser acometido de SNC (sistema nervoso central) pelo pet, e de o linfoma estar em progressão depois de 8 ciclos de R-CHOP, o tadeu foi internado para realização de quimioterapia, seguindo o protocolo do IVAC durante 5 dias a cada 21 dias.

. durante a internação, evoluiu com neutropênia febril, e nesse período recebeu antibióticos – tazosin, vancomicina, imipenen – teve farmacodermia – reação de hipersensibilidade a drogas – que muito provavelmente foi causada pela vancomicina, depois da troca de vanco por teicoplanina, apresentou melhora no quadro.
. usou granulokine no período neutropênico/leucopênico e recebeu transfusão de plaquetas.

. teve alta depois de 23 dias em um bom estado geral, e continuará fazendo uso dos medicamentos que fez durante todo o tratamento – alopurinol, omeprazol, bactrim.

. sobre a internação, basicamente foi isso que aconteceu. Agora está tudo bem =D
=* beijo.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

. alta alta alta .

. gente, muita emoção, o tadeu teve alta hoje, depois de esperá-la ontem o dia todo, ela só foi concedida hoje, porque colocaram o catéter ontem mesmo, logo volto pra falar qual o tipo, onde está, enfim...

. agora dona bruna é quem está doente, pois é, depois de sair do ICESP às 21:00, fui correndo pra casa e de casa corri pro hospital com muita falta de ar, depois de fazer exame, inalação, descobri que to com uma asma idiota ¬¬ e suspeita de algumas outras coisas bem chatas. saí do hospital 5:00 da manhã, fui pra casa cochilar e 12:00 dia já estava saindo de casa pra ir buscar o tadeu, só não rolou a asa-delta, mas tudo bem, enfim, agora é correr atrás do prejuízo, já que evitei ir ao médico ao máximo que pude, agora é inalação pra controlar as crises, mas estou bem e feliz, muito feliz.

. vou sair com meu cãozinho pra cima e pra baixo =D
te amo muito coisa, você é a pessoinha mais importante dessa vida. AMO!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

. alergia à medicação .

. então gente, a suspeita de micose causada por fungos foi descartada, o tadeu está com uma alergia à um dos antibióticos. a dermatologista disse que pode ser a vancomicina que causou essa reação alérgica, embora não tenham suspendido a medicação ele vai tomar o prednisona, que tem eficácia em doenças inflamatórias, e essa alergia nada mais é do que uma inflamação cutânea.

. o prednisona causa queda dos leucócitos, e como eles acabaram de subir e os médicos suspenderam o granulokine, vai ser administrado em uma dose reduzida - 40 mg por 7 dias, no antigo protocolo quimioterápico ele tomava 100 mg por 5 dias, espero que a imunidade dele permaneça estável, essa foi uma das boas notícias da semana, junto com as plaquetas que estão aumentando a cada dia =D

* gente to devendo visitas nos blogs, prometo que assim que me sobrar mais tempo passo comentando em todos, saibam que mesmo não comentando, leio sempre e torço todo dia pela melhora de todos vocês, obrigado pelo imenso apoio que tem dado a mim e ao tadeu.

=* beijo, pessoinhas.

. multirão da mamografia .




. as mulheres aqui do estado de São Paulo tem até dia 15/05 (sexta-feira) para se inscrever no multirão de mamografia da Secretária de Estado da Saúde.

. "As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região."

. é isso aí, quem puder divulgue em seus blogs/sites.
fonte: secretária estadual de saúde.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

. novidades sobre o tadeu .

. hoje era a alta do tadeu, fazia uma semana depois da ultima febre e uma semana de antibióticos, que é o tempo mínimo que os médicos os administram pra observar os resultados, mas como tudo na vida nem sempre é tão bom, o tadeu permanecerá no cárcere privado por mais uma semana, porque a febre resolveu dar o ar da graça...

. já fez hemocultura de novo pra procurar as bactérias causadoras dessa febre, e apareceu umas manchas vermelhas nas mãos e pés que estão coçado, a princípio estão achando que é uma micose causada por fungos, que se aproveitou da baixa imunidade do tadeu pra se manifestar, mas amanhã talvez ele se consulte com um dermatologista pra saber exatamente o que é, mas já está tomando outro antibiótico além dos outros dois que eu já havia dito que é o tazosin, vancomicina e agora imipenem.

. por enquanto é só, e ele está fora do isolamento novamente =D

=* beijo.

. palestra sobre linfoma e leucemia .

. amanhã dia 14/05 será realizada uma palestra gratuita, chama-se "Linfoma e Câncer do Sangue". Será no Hospital Santa Virgínia, às 15:00. A médica oncologista do hospital explicará como a doença atinge o organismo e irá falar sobre os fatores de risco e a importância sobre a prevenção.

. o número de vagas é limitado e as inscrições são gratuitas. o hospital apenas solicita a doação de 1 litro de leite longa vida ou 1 kg de alimento não-perecível. os produtos serão doados para instituições assistidas pela ação solidária do hospital.

. O evento será realizado no Auditório do Hospital Santa Virgínia.
Endereço: Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo (próximo ao metrô Belém)
Palestrante: médica-oncologista Dra. Simone C. Quaglia.
as inscrições serão feitas pelo telefone: (11) 2799-3424


fonte: portal fator brasil.

. programação: Entenda o Linfoma .

. não é todo dia que tenho acessado a internet, então não quero que ninguém perca os chats com os especilistas que estão tirando as dúvidas das pessoas sobre o linfoma. O chat é disponibilizado pelo site da ABRALE, se quiserem mais informações cliquem no link abaixo:

Entenda o Linfoma.

. confira abaixo a programação:
- Dr. Jairo Nascimento Sobrinho: hematologista do Hospital Israelita Albert Eisten.
Data: 21/05
Horário: 14:00 às 15:30.

- Dra. Vânia Hungria: professora adjunta de disciplina de hematologia e oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Data: 14/05 e 28/05
Horário: 13:00 às 14:30 (dia 28 horário à confirmar).

- Dra. Ana Cornacchione: média oncologista pediátrica do Instituto de Tratamento Contra o Câncer Infantil (ITACI) e membro do comitê médico científico da ABRALE.
Data: 19/05 e 26/05.
Horário: 10:00 às 11:30.

* acesso liberado apenas nos dias e horários marcados, então programe-se.
* se houver alguma alteração na programação aviso antecipadamente.

terça-feira, 12 de maio de 2009

. depois da ministra... .



. ... dilma roussef, agora é a vez da novelista glória perez. ela está com um linfoma não-hodgkin difuso de grandes células, fará seis ciclos de quimiterapia e garante que o tratamento não irá atrapalhar a sua rotina.

. falando bem rapidinho sobre a notícia porque estou de saída, mas leiam toda a matéria no ego.
________________________________________________________________________________________

. amanhã volto pra falar do tadeu. e hoje teve chat na abrale pra falar sobre o linfoma, eu perdi e não vi a tempo de avisar aqui, espero que alguém tenha visto e participado.

=* beijo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

. tudo correndo bem 2 .

. o tadeu já adiantou em seu blog os últimos acontecimentos, então não vou me prolongar no texto.

. depois de fazer mais três hemoculturas pra caçar bactérias e dos resultados parciais terem dado negativos, e de ter tomado mais um antibiótico - Vancomicina – ele finalmente saiu do isolamento, e o que me parece ter dado a febre é a tal da bola de golf no antebraço - que ele falou em seu blog -, que na verdade é uma trombose - um coágulo no sangue - e no caso do tadeu, isso aconteceu em uma veia superficial, mas está tudo bem gente...
. e ontem fez a primeira transfusão de plaquetas, tinha apenas 16.000 mm³, enfim, vamos ver como será esses dias depois da transfusão, também está neutropênico devido a quimio intratecal, mas está bem =D

. estou explodindo de alegria, quando cheguei aqui no hospital, ele tinha acabado de sair do isolamento, muita muita alegria =D.

. obrigado a todos vocês que estão sempre me animando e dando apoio a nós dois...
=* beijo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

. bactéria a vista .



. o tadeu está com um forte suspeita de contaminação por bactéria, estava com 37,8 de febre, hoje ele fez um exame chamado hemocultura - é um exame que pesquisa bactérias no sangue, através do uso de meios de cultura específicos – devido a coloração do líquido dos frascos, o tadeu apelidou de azeite e vinagre ehehehe.

. leva cerca de 12 dias para esse exame ficar pronto, mas devido a rapidez da proliferação da bactéria pelo organismo, ele já está tomando antibiótico e chama-se Tazocin, ainda é cedo pra saber qual é o tipo de bactéria que está assombrando o tadeu, então esse antibiótico não é específico pra uma situação como essa, mas como é indicado para pacientes neutropênicos, e devido a queda dos neutrófilos do tadeu, além do granulokine, está sendo administrado o Tazosin.

. foi realizado também um teste bacteriológico, denominado 'cultura de swab', que é a raspagem de alguma área do corpo propcía para a coletagem do exame, é feito com um cotonete maior do que estamos acostumados a ver. então ficaremos aguardando.


. e o líquor e a quimio intratecal, foram adiados para quarta-feira, então o tadeu permanecerá em cárcere privado até a segunda ordem.

. por enquanto só.

=* beijo.

sábado, 2 de maio de 2009

. artigo especial oncoguia .

. o oncoguia publicou um artigo especial sobre "terapia do blog", e nesse artigo eles falam em especial de dois blogs: o do Tadeu e o da Ba.

. confira um trecho do artigo:
"Os benefícios são muitos. Ao escrever sobre seus sentimentos o paciente se sente aliviado ao compartilhar suas emoções, além de criar um espaço virtual de ajuda mutua, informando e sensibilizando os leitores que enfrentam o mesmo problema."

. confira na íntegra: oncoguia.

. eu vi só ontem essa publicação e fiquei toda orgulhosa, dos dois. Parabéns =D... E aproveitando pra falar do tadeu, ele fez a tomografia ontem, ainda não saiu o resultado e de um modo geral, ele está indo bem, e já está tomando o granulokine, que como ele disse em seu blog, as bactérias e vírus estão circulando nos quartos, então ele está isolado em um quarto para não ser infectado por nenhum 'bixo estranho', é mais por precaução mesmo, enfim... vou aguardar o resultado da tomo e logo conto as novidades.

=* beijo, pessoinhas.